OS HUMANOS E OS ANJOS

A palavra “anjo” (hb. Malak; gr. Angelos) significa “mensageiros”. Os anjos são mensageiros ou servidores celestiais de Deus (Hb 1:13,14), criados por Deus antes de existir a terra (Jó 38:4?7; Sl 148:2,5; Cl 1:16).

Já ouvi pregadores mandar aos anjos como alguém manda o seu cachorro pegar o gato que entra no quintal. É mais ou menos assim:

“Anjo pega esse demônio e o tira daqui”; “vai lá e traga-me dinheiro”; “Entra naquele fórum e rasgue aquele processo”;

mas saibam que de nós os anjos não recebem ordens. Um texto mal interpretado é o de Hb.1:14; vejamos: 

“Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?” 

Veja, ministradores não quer dizer subalternos ou empregados. O texto deixa claro que os anjos lutam por nós, guardando-nos de ciladas, livrado-nos do mal e nos protegendo dos demônios. É para isso que os anjos servem, não para ser subalterno de homens e isso esta demonstrado no texto de Ap.22:9:

“Mas ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus”
A palavra conservo significa servo com, ou seja, o anjo disse que ele servia a Deus junto com João, mas vejamos mais o que diz a Palavra:
“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos (Sl.91:11).

Nesse Salmos está claro que Deus dá as ordens aos anjos, mas quero ainda que você medite no texto quando Jesus estava sendo preso e Pedro quis reagir, veja o que lhe é dito: 
“Ou pensas tu que eu não poderia rogar a meu Pai, e que ele não me mandaria agora mesmo mais de doze legiões de anjos?(Mt.26:53)

Jesus, em forma humana, foi o homem mais cheio do Espírito Santo que passou pela terra e o que ele diz a Pedro quando cercado pelos soldados que o prendia? Ele declara que se não fosse para se cumprir as escrituras rogaria ao Pai e o Pai enviaria mais de doze legiões de anjos. Entenda, o Pai mandaria e não ele, pois só o Pai tem autoridade sobre os seus anjos. É claro que se quisermos clamar mais proteção a Deus e pedirmos em oração que os anjos nos guarde é perfeitamente certo. Medite também na história de Elizeu, que quando cercado pelos soldados da Siria contemplou um grande exército de anjos ao redor do exército inimigo e fez a seguinte oração: “Quando os sírios desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor, e disse: Fere de cegueira esta gente, peço-te. E o Senhor os feriu de cegueira, conforme o pedido de Eliseu (IIRs.618). Eliseu não deu nenhuma ordem aquele exército celeste, mas orou ao Senhor e teve a vitória. Que aprendamos essa verdade, é melhor falar com Deus do que com anjos.  

OS ANJOS CAIDOS


A Bíblia fala em anjos bons e em anjos maus, embora ressalte que todos os anjos foram originalmente criados bons e santos (Gn 1:31). Tendo livre?arbítrio, numerosos anjos participaram da rebelião de Satanás (Ez 28:12?17;11 Pe 2:4; Jd 6; Ap 12:9 ) e abandonaram o seu estado original de graça como servos de Deus, e assim perderam o direito à sua posição celestial
Satanás na sua rebelião contra Deus arrastou consigo uma grande multidão de anjos das ordens inferiores (Ap 12:4) que talvez possam ser identificados (após a sua queda) com os “principados”, “potestades”, “dominadores deste mundo tenebroso” e “forças espirituais do mal”, conforme escreveu o apóstolo Paulo no capítulo 6 de sua epistola aos Efésios.

Satanás e muitos desses anjos inferiores decaídos foram banidos para a terra e a sua atmosfera circulante, onde operam limitados segundo a vontade de Deus
Hoje, parte deles se acha presa em algemas eternas (II Pedro 2:4; Jd 6), aguardando o juízo do grande dia, enquanto que a outra parte habita as regiões celestes (Ef 6:12), e agem revelando constantemente sua inimizade contra Deus (Ap 12:7), e procuram a destruição do homem, causam-lhes males na alma (Jo 13:27; At 5:3; Ef 2:2,3), no corpo (Lc 13:11?16) e em suas possessões terrenas (Jó 1:12; Mt 8:3I,32I).

A fúria dos anjos maus também está especialmente dirigida contra a Igreja de Cristo, portanto:

a)continuamente procuram destruí-la por suas investidas em geral (Mt 16:18);
b) tentam impedir os ouvintes de que aceitem os favores do Evangelho (Lc 8:12);
c) disseminam doutrinas errôneas (Mt 13:25; I Tm 4:1),
d) incitam a perseguição ao reino de Cristo (Ap 12:7).
Contudo, diz a Bíblia que todos eles serão julgados (II Pe 2:4; Jd 6 ), e lançados no lago de fogo juntamente com Satanás (Mt 25:41; Ap 20:10,14 ), de onde jamais sairão.

Quando lendo Apocalipse 9, podemos ver que esses anjos e espíritos maus que estão no inferno, presos em algemas eternas, terão uma permissão breve para saírem do inferno e somarem esforços com Satanás na terra no período da Grande Tribulação. Eles terão a forma estranha de gafanhotos. São uma espécie de querubins do inferno, em todos os sentidos contrários aos seres vivos que estão diante do trono, no céu.

OS ANJOS CAÍDOS OPÕEM-SE AOS SALVOS

“A nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” (Ef 6:12)

O cristão está envolvido numa guerra de proporções inigualáveis, pois tem contra si uma força só superada pela força dos exércitos de Deus. Foi assim com os homens de Deus nos dias bíblicos, é hoje e continuará sendo até o arrebatamento da Igreja de Cristo.

A oposição dos anjos de Satanás aos salvos manifesta-se de diferentes maneiras como podemos ver em seguida.

a) Através de pessoas ímpias
“Ele disse: Ide, e vede onde ele está, para que mande prende-lo. Foi-lhe dito: Eis que está em Dotã. Então enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas; chegaram de noite e cercaram a cidade. Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então o seu moço lhe disse: Ai! meu senhor! que faremos? Ele respondeu: Não temas: porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. (II Rs 6: 13-16)
Nesta passagem Eliseu estava certo que os exércitos sírios, que vinham para prendê-lo, não estavam só; eles tinham a ajuda e o estímulo dos anjos de Satanás, pelo que Deus enviou os seus anjos em livramento do seu servo. “O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu” (II Rs 6:17 ).

b) Opõem-se as orações dos santos
“Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.” (Dn 10:13)
Dessa maneira o “príncipe” e “os reis da Pérsia” (referente aos anjos caídos que habitam as regiões celestes), lutaram por vinte e um dias para impedir a passagem do mensageiro do Senhor a Daniel. Podemos imaginar a força que esses agentes de Satanás possuem, não só para tentar impedir que as nossas orações subam até Deus, mas também para impedir que cheguem até nós as respostas de Deus às nossas orações.

A oposição dos anjos maus aos crentes pode manifestar-se também por meio de diferentes tipos de tribulações e tentações, obstáculos à pregação do Evangelho, etc. Porém, é bom relembrar que, em todos os casos, esses anjos, ainda que agentes de Satanás, não podem ir além dos limites traçados pela permissão divina.

PODEROSOS, MAS TÃO TODO-PODEROSOS


Os anjos maus são poderosos, mas não todo-poderosos. 

“Maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. “ (I Jo 4:4). Nem toda a força de Satanás, somada às forças de suas hostes, pode igualar-se à força espiritual que Deus põe à disposição de seus filhos. Diante do pavor de Geazi por causa do grande número de soldados do exército sírio que cercava Samaria, respondeu o profeta Elizeu: “… mais são os que estão conosco do que estão com eles.” (II Re 6:16)

No capítulo 1 de Efésios lemos que Deus ressuscitou a Jesus Cristo e o fez “sentar á direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestades, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro e por todas as coisas debaixo dos seus pés… ” ( vv. 20-22 ). Lemos ainda em Efésios 2:6,7: “… e juntamente com Ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco, em Cristo Jesus “.

Agora, compare estas duas passagens com Efésios 6:12, e veja que, se Cristo tem os principados, potestades e demais anjos maus sob seus pés, e se a Igreja está assentada com Cristo, e se fazemos parte da Igreja de Cristo, conclui-se que temos todas as forças do mal sob nossos pés. Não por aquilo que somos em nós mesmos, mas pela posição que temos em Cristo.


O EXÉRCITO DE DEUS
Os anjos que mantiveram sua integridade pessoal e lealdade a Deus, foram confirmados em santidade; sua obediência se tornou habitual e sua bondade se tornou qualidade de seu caráter. Por isso a Bíblia os chama de “santos anjos”.


Sua santidade, à semelhança da santidade de Deus, não é apenas uma inseção de toda impureza moral, mas, antes, o conjunto de todas as excelências morais. Essas excelências, infinitas que são no caráter de Deus, são finitas no caráter dos anjos, visto que estes são simples criaturas. Eles, contudo, são exatamente aquilo que Deus quer que sejam. Brilham sua imagem moral e refletem sua glória.

 Por isso exclamam com reverente respeito: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda terra está cheia da sua glória” (Is 6:3). Possuem um senso de apreciação da santidade do Altíssimo, e sentem por essa santidade intensa admiração, pois são seres santos.

A Bíblia fala numa vasta hoste de anjos bons ( I Rs 22:19; Sl 68:17; 148:2; Dn 7:9,10; Ap 5:11 ), embora os nomes de apenas dois sejam registrados nas Escrituras: Miguel (Dn 12: 1; Jd 9; Ap12:7) e Gabriel (Dn 9:21; Ic1:19,26 ). 
Segundo parece, os anjos estão divididos em diferentes categorias: Miguel é chamado de arcanjo (lit.: “anjo principal”, Jd 9; 1 Ts 4:16 ); há serafins (Is 6:2), querubins (Ez 10:1-3), anjos com autoridade e domínio (Ef 3- 10; Cl 1:16) e as miríades de espíritos ministradores angelicais (Hb 1:13,14; Ap 5:11)

Nota – Miguel é o nome do arcanjo. Foi ele o defensor de Judá (Dn 10:13-21; 12:1). Contendeu com o diabo a respeito do corpo de Moisés (Jd 9). Luta com Satanás em favor da Igreja (Ap 12:7). Estará com Cristo quando Ele vier, e sua voz ressucitará os mortos (1 Ts 4:16 ).

Gabriel ( lit. “Poderoso de Deus”ou “Deus mostrou-se poderoso” ) é um dos mais destacados anjos e aparece a Daniel (Dn 8:16; 9: 21), a Zacarias (Lc 1:19) e a virgem Maria (Lc 1:26 ). É um dos príncipes angélicos.

Como seres espirituais, os anjos bons louvam a Deus (Hb 1:6: Ap 5:11; 7:11), cumprem a sua vontade (Nm 22:22; Sl 103:20 ), vêem a sua face (Mt 18:10), estão em submissão a Cristo (1 Pe 3:22), são superiores aos seres humanos (Hb 2:6,7) e habitam no céu ( Mc 13:32; Gl 1:8 ). Não se casam (Mt 22:30 ), nunca morrerão (Lc 20:34-36) e não devem ser adotados (Cl 2:l8; Ap 19:9,10). Podem aparecer em forma humana, geralmente como moços, sem asas cf. (Gn 18:2,16; 19:1; Hb 13:2).
Nota – Em Atos 16:9b, Paulo está incerto para onde ir, e , à noite, tem uma visão, na qual um varão macedônio se apresenta a ele e lhe diz: “…Passa à Macedônia, e ajuda-nos.”

Muitos teólogos acreditam que essa visão de Paulo foi de um anjo. Isto porque, chegando á Filipos – cidade da Macedônia – uma mulher chamada Lídia se converte (At 16:14 ), uma jovem possessa de espíritos de adivinhação é liberta (At 16:16-18 ), o carcereiro da prisão onde ficaram presos, Paulo e Silas se converte (At 16:29,30 ), uma igreja é estabelecida (At 17: 4), e , em virtude de todas essas coisas, o ministério de Paulo toma um novo rumo, devido ao atendimento do pedido feito para ir á Macedônia.
Os anjos executam numerosa atividades na terra,, cumprindo ordens de Deus. Desempenhando uma elevada missão ao revelarem a lei de Deus a Moisés (At 7:38: Gl 3:19, Hb 2:2)
Seus deveres relacionam-se principalmente com a obra redentora de Cristo (Mt 1:20-24; 2:13; 28:2; Lc 1:2; At 1:10; Ap 14: 6,7).
- Regozijam-se por um só pecador que se arrepende (Lc 15:10 );
- Servem em prol do povo de Deus (Dn 3:25; 6:22; Mt 18:10; Hb 1:14);
- Observam o comportamento da congregação dos cristãos (I Co 11:10; Ef 3:10; ITm 5:21);
- São portadores de mensagens de Deus (Zc 1:14-17; At 10:1-8; 27:23,24 );
- Trazem respostas as orações (Dn 7:15,16);
- Ás vezes, ajudam a interpretar sonhos e visões proféticos (Dn 7:15,16 );
- Fortalecem o povo de Deus nas provações (Mt 4:11; Lc 22:43 );
- Protegem os santos que temem a Deus e se afastam do mal (Sl 34:7; 91:11; Dn 6:22; At 12:7-10 );
- Castigam os inimigos de Deus (II Rs 19:35; At 12:23; Ap 14:17 );
- Lutam contra as forças demoníacas (Ap 12:7-9; Jd 9 );
- Conduzem os salvos ao céu (Lc 16:22);
- Atuam como pré-evangelizadores, “preparadores de terreno” espirituais, tal como é narrado em Atos 10:3,4, quando Cornélio tem o coração preparado para receber a palavra que Pedro lhe traria, através de urna ação pré-evangelizadora de um anjo.
- São algozes dos prepotentes (At 12:21-23 );
- Intercessores de campos missionários (At 8:26; At 8:4-8; At 16:9b);
Durante os eventos dos tempos do fim, a guerra se intensificará entre Miguel, com os anjos bons, e Satanás, com suas hostes demoníacas (Ap 12:7-9). Anjos acompanharão a Cristo quando Ele voltar (Mt 24:30,31) e estarão presentes no julgamento da raça humana (Lc 12:8,9 ).


O ANJO DO SENHOR

É mister fazer menção especial ao “Anjo do Senhor” ( às vezes, “o Anjo de Deus” ), um anjo incomparável que aparece no AT e no NT.

Seu primeiro aparecimento foi a Agar, no deserto (Gn 16:7); outros aparecimentos incluíram pessoas como Abraão (Gn 22:11,15), Jacó (Gn 31:11-13), Moisés (Êx 3:2), todos os israelitas durante o Êxodo (Êx 14:19) e mais tarde em Boquim (Jz 2:1,4), Balaão (Nm 22:22-36), Josué (Js 5:13-15, onde o príncipe do exército do Senhor é mais provavelmente o Anjo do Senhor), Gideão (Jz 6:11), Davi (I Cr 21:1 ), Elias (II Rs 1:3-4), Daniel (Dn 6:22 ) e José (Mt 1:20; 2:13).

O Anjo do Senhor realizou várias tarefas semelhantes ás dos anjos, em geral. Às vezes, simplesmente trazia mensagens do Senhor ao seu povo (Gn 22:15-18; 31:11-13; Mt 1:20). Noutras ocasiões, Deus enviava o seu anjo para suprir as necessidades dos seus (I Rs 19:5-7 ), para protege-los do perigo (Êx 14:19; 23:20; Dn 6:22) e, ocasionalmente, destruir os seus inimigos (Êx 23:23; 11Rs 19:34,35; Is 63:9).

Quando o próprio povo de Deus rebelava-se e pecava grandemente, este anjo podia ser usado para destruí-lo (II Sm 24:16,17).

A identidade do Anjo do Senhor tem sido debatida, especialmente pelo modo como ele freqüentemente se dirige às pessoas. Note os seguintes fatos:
- Em Jz 2:1, o Anjo do Senhor diz: “Do Egito Eu vos fiz subir, e Eu vos trouxe à terra que a vossos pais Eu tinha jurado, e Eu disse: Eu nunca invalidarei o meu concerto convosco.”



Comparada esta passagem com outras que descrevem o mesmo evento, verifica-se que eram atos do Senhor, o Deus do concerto das israelitas. Foi Ele quem jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó que daria aos seus descendentes a terra de Canaã (Gn 13:14-17; 17:8; 26:2-4; 28:13 ); Ele jurou que esse concerto seria eterno( Gn 17:7), Ele tirou os israelitas do Egito (Êx 20:1,2) e Ele os levou à terra prometida (Js 1:1,2 ).

- Quando o Anjo do Senhor apareceu a Josué, este prostou-se e o adorou (Js 5:14). Essa atitude tem levado muitos a crer que esse anjo era uma manifestação do próprio Senhor Deus; do contrário, o anjo teria proibido Josué de adorá-lo (Ap 19:10; 22:8,9).

- Ainda mais explicitamente, o anjo do Senhor que apareceu a Moisés na sarça ardente disse, em linguagem bem clara: “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.”(Êx 3:6).

Porque o Anjo do Senhor está tão estreitamente identificado com o próprio Senhor, e porque ele apareceu em forma humana, alguns consideram que ele era uma aparição do Cristo eterno, Segunda pessoa da Trindade, antes de nascer da virgem Maria.

OS ANJOS TIVERAM PRESENTES EM GRANDE PARTE DA VIDA DE JESUS

Um anjo anunciou o nascimento de João (Lc l:1-17);
E deu-lhe o nome ( Lc 1:13);
Um anjo anunciou a Maria o nascimento de Jesus (Lc 1:26-37);
Um anjo anunciou a José esse mesmo nascimento (Mt 1:20,21 );
E deu-lhe o nome (Mt 1:21);
Anjos anunciaram aos pastores o nascimento de Jesus (Lc 2:8-15 )
E cantaram aleluias (Lc 2:13,14);
Um anjo dirigiu Sua fuga para o Egito e no regresso (Mt 2:13-20);
Anjos serviram a Jesus depois da tentação (Mt4:11; Mc 1:13);
Um anjo esteve com Jesus, na agonia do Getsémane (Lc 22:43 );
Um anjo removeu a pedra do sepulcro (Mt 28:2);
E anunciou a ressurreição ás mulheres (Mt 28:5-7 );
Dois anjos apresentaram o Salvador ressurreto a Maria Madalena (Jo 20:11-14).

JESUS DISSE MUITAS COISAS A RESPEITO DOS ANJOS

Falou em anjos que subiam e desciam sobre Ele (Jo 1:51 );
Disse poder contar com 12 legiões de anjos para O livrarem (Mt 26:53);
Os anjos estarão com Ele, quando voltar (Mt 25:31; 31:27; Mc 8:38; Lc 9;26);
Os anjos serão os ceifeiros (Mt 13:39);
Ajuntarão os eleitos (Mt 24:31);
E separarão os ímpios dos justos (Mt 13:41,49);
Anjos conduziram o mendigo para o seio de Abraão (Lc 16:22 );
Os anjos se alegram com o arrependimento dos pecadores (Lc 15:10);
As crianças têm anjos que as guardam (Mt 18:10 );
Jesus confessará os Seus perante os anjos (Lc 12:8 );
Os anjos não têm sexo e não morrem (Lc 20:35,36; Mt 22:30);
O diabo tem anjos malignos (Mt 25:41),
Foi o próprio Jesus quem disse estas coisas. As declarações de Jesus a respeito dos anjos foram de tal modo específicas, variadas e abundantes que, explicá-las sob a teoria de que Ele estava apenas se acomodando ás crendices do povo, é enfraquecer a validade de quaisquer palavras de Jesus, como verdades que são.

NO LIVRO DOS ATOS

Um anjo abriu as portas da prisão aos apóstolos (At 5:19);
Um anjo encaminhou Filipe ao oficial etíope (At 8:26 );
Um anjo soltou Pedro da prisão (At 12:7-9);
E foi chamado “seu” anjo, (At 12:15), anjo da guarda de Pedro;
Um anjo feriu Herodes de Morte (At 12:23 );
Um anjo orientou Cornélio em mandar buscar Pedro (At 10:3);
Um anjo esteve com Paulo, durante a tempestade (At 27;23 )

ANJOS NO ANTIGO TESTAMENTO

Um anjo socorreu Hagar (Gn 16:7-12);
Anjos anunciaram o nascimento de Isaque (Gn 18 -15 );
E a destruição de Sodoma (Gn 18:16-33);
Anjos destruíram Sodoma e salvaram Ló (Gn 19:1-19);
Um anjo impediu a morte de Isaque (Gn 22:11,12);
Anjos guardaram Jacó (Gn 28:12; 31:1 l; 32: l; 48:16);
Um anjo comissionou Moisés a redimir Israel (Êx 3:2);
Um anjo guiou Israel no deserto (Êx 14:19; 23:20-23; 32:34);
Um anjo dirigiu os esponsais (contrato de noivado) de Isaque e Rebeca (Gn 24:7);
A Lei foi dada por anjos (At 7:38,53; Gl 3:19; Hb 2:2);
Um anjo repreendeu Balaão (Nm 22:31-35 );
Um “príncipe do exército do Senhor”apareceu a Josué (Js 5:13-15);
Um anjo repreendeu os israelitas por sua idolatria (Jz 2:1-5);
Um anjo comissionou Gideão a livrar Israel (Jz 6:11-40);
Um anjo anunciou o nascimento de Sansão (Jz 13);
Um anjo feriu o exército assírio (II Rs 19:35; Is 37:36);
Um anjo acudiu Elias quando este fugia de Jezabel (I Rs 19:5-8);
Eliseu esteve cercado de anjos invisíveis (II Rs 6:14-17);
Um anjo livrou Daniel dos leões (Dn 6:22);
Anjos acamparam-se em redor do povo de Deus (Sl 34:7; 91:11);
Anjos ajudaram Zacarias a escrever (Zc 1:9; 2:3; 4:5) etc.,

ANJOS NAS EPÍSTOLAS E NO APOCALIPSE

Há anjos eleitos (I Tm 5:21);
Os anjos são “inumeráveis” (Hb 12:22; Ap 5:11);
Ministram a favor dos herdeiros da salvação (Hb 1:13,14);
Virão com Jesus em chama de fogo (II Ts 1:7);
Um anjo dirigiu a redenção do Apocalipse (Ap 1:1);
As Igrejas têm anjos que as aguardam (Ap 1:20; 2:8,12,18; 3:1,7,14);
O livro do Apocalipse em grande parte é um drama de anjos. Os anjos não devem ser adorados (Cl 2:18; Ap 22:8,9 );
Há diferentes ordens de anjos com diferentes categorias e dignidades.
São organizados em “principados, poderes, tronos, domínios”(Rm 8:38; Ef 1:21; 3:10; Cl 1:16; 2:15;1 Pe 3:22);
Ocasionalmente a palavra “anjo” parece se referir a forças da natureza. Mas em geral significa ineqüivocamente personalidades do mundo invisível. Tanto se fala na Bíblia a respeito do ministério dos anjos que somos constrangidos a crer que Deus se serve deles, em parte, para executar a Sua vontade no governo do universo.

ANJOS – SERES CRIADOS

Serão os anjos seres reais? A Bíblia nos diz que são tão reais quanto você e eu. São uma raça de seres superiores, com importante missão. Eles ocupam um lugar proeminente nas escrituras, sendo mencionados mais de 300 vezes!! Sabemos pelo Salmos que Deus os criou.

ANJOS CAÍDOS

Você sabe há quanto tempo existiam os anjos antes de a Terra ter sido criada? Ninguém sabe. Poderiam ter estado presentes milhões de anos atrás. Satanás foi um dos anjos ministeriais de Deus. Na realidade ele teve um dia domínio sobre a Terra, tempo esse em que era chamado de:

Lúcifer, filho da manhã “ - 
“Como caístes do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações” (lsaías 14:12).


Antes de sua queda Satanás era um querubim ungido, que provavelmente dirigia os louvores angelicais no Jardina do Éden:
“Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: (…) te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus (…) Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti” (Ezequiel 28:13-15).



A quantidade de anjos que não caíram é “inumerável “, de acordo com Hebreus 11:22. Também nos é revelado que um terço dos anjos (chamados de “estrelas” no livro de Apocalipse) se rebelaram e caíram junto com Satanás:
“Viu-se também outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, sete diademas. A sua calda a terça parte das estrelas do céu, as quais, lançou para a terra (..) ” (Apocalipse 12:3,4)
A Bíblia nos diz que foi para estes anjos que Deus criou o inferno:

“Então o rei dirá também aos que estiverem a sua esquerda: apartai-vos de mim, malditos para o fogo eterno preparados para o diabo e seus anjos” (Mateus 25:4)

OS ANJOS E SUAS CATEGORIAS

A partir da queda de Satanás travou-se uma guerra constante entre as forças do mal e Deus. Como em qualquer guerra, os “exércitos” em ambos os lados são dispostos em ordem específicas. Esta “corrente de comando” de anjos é observada em várias partes da Bíblia. Paulo menciona algumas categorias gerais na sua carta aos Efésios:
“A cima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro” (Efésios l:21).
Não há somente guerra entre anjos do bem e do mal. Paulo no relata que nós estamos envolvidos em guerras espirituais contra Satanás e seus exército de anjos.

“… porque nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestes” (Efésios 6:12).

Como “lutamos” contra esses seres espirituais poderosos? Nossa “luta” tem o propósito de nos manter firmes na vitória que Jesus alcançou por nós. Paulo disse que devemos nos apossar do que ele proveu para nossa vitória completa:
“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mal, e, depois de teres vencido tudo, permaneceis inabaláveis. Estais, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade, e vestindo-vos com a couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do Evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamado do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, com toda oração e súplica, orando em todo o tempo no Espírito(…)” (Efésios 6:13-18)


Estamos envolvidos numa luta de anjos o tempo todo. Temos que estar prevenidos contra qualquer coisa que o diabo nos lance, conservando nossas verdades firmes, enraizadas. Isto significa que não estamos envolvidos em nenhuma doutrina falsa, ou ensinamentos superficiais. Precisamos nos rodear da Palavra. Necessitamos também da couraça da Justiça. É importante que nos examinemos e tenhamos a certeza de que estamos caminhando segundo a Justiça.
Onde há pecado ou carnalidade o diabo encontra uma maneira de aproximar de nós com intenção de nos destruir o testemunho e o caminhar cristão.
Paulo menciona o “escudo da fé”. Se não nos mantivermos firmes na fé cairemos, ao sermos atingidos por algum tipo de pressão. É essencial conservar sempre nosso capacete da salvação alimentando pensamento de Deus e avaliando tudo segundo a sua Palavra. 

ANJOS ELEITOS

Os anjos que não se rebelaram contra Satanás são chamados de anjos eleitos:

“Conjuro-te perante Deus e Cristo Jesus e os anjos eleitos, que guardes estes conselhos sem prevenção, nada fazendo com parcialidade” (1 Tm 5:21).

Lembre que para cada anjo caído existe dois anjos eleitos. Isto significa que a batalha pode ser a pior possível, com inúmeros ataques provenientes da atividade demoníaca. Contudo os anjos de Deus são infinitamente mais capazes de vir em seu auxílio e vencer as forças das trevas.

SERAFIM

Os serafins são uma categoria bem superior de anjos. No hebraico serafim significa “queimando, furioso” ou “exaltada, alto”. Eles ardem, em sua imensa dedicação ao Senhor. Esta devoção fervorosa a Deus pode ter sido resultado da elevada e exaltada posição no Trono. Isaías é o único escritor bíblico que menciona estas criaturas fantásticas.
“No ano da morte do rei Uzias eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as asas de suas vestes enchiam o trono. Serafins estavam por cima dele; cada uma tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam e clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos, toda terra está cheia de sua glória” (Isaías 6:1-3).
O que parece é que os serafins supervisionam o louvor a Deus. Eles proclamam sua santidade. Podemos ser alçados até o lugar do trono de Deus, louvando e exaltando sua santidade em nossa vida.

QUERUBIM

A primeira menção a uma ordem de anjos é à dos querubins. Vemo-los guardando a entrada no Jardim do Éden, após a expulsão de Adão e Eva.

“E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do Jardim do Éden, e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida” (Gênesis 3: 24).

A outra referência aos querubins, e sua descrição, acontece no relato da decoração do tabernáculo.

“Farás dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório; os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; estarão eles de faces voltadas uma para a outra, olhando para o propiciatório” (Êxodo 25:18, 20).

Nem todos os anjos tem asas, mas os querubins – assim diz a palavra – as tem, e elas cobrem o propiciatório. Eles parecem estar intimamente ligados à presença Deus e nossa redenção. Ezequiel os menciona no capitulo 10, bem como João, no livro do Apocalipse, capitulo 4, chamando-os de “criaturas vivas”.

ARCANJO

A Bíblia identifica o arcanjo como “chefe ” (significado de “arqui”). Apesar de ser possível que existam outros (Gabriel pode ser um deles), Miguel é o único arcanjo mencionado pelo nome:

“Contudo o arcanjo Miguel quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: o Senhor te repreenda” (Judas 9)

Miguel significa: “quem é como Deus? ” Sabemos por Daniel (10:13) que Miguel é ” …. um dos primeiros príncipes (-) ” Estas autoridades angelicais estão constantemente envolvidas em lutas em defesa de povo de Deus. Miguel contendeu com o diabo em relação ao corpo de Moisés. Nós o vemos novamente batalhando com o diabo no livro de Apocalipse:

“Houve peleja no céu. Miguel e seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos, todavia não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles.” (Apocalipse 12: 7,8)

Miguel parece ter um interesse muito especial pela nação de Israel. Durante a grande tribulação ele lutará em favor dos Judeus:

“Nesse tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até aquele tempo, mas naquele tempo será salvo o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro” (Daniel 12:1)

Comentários

  1. é maravilhoso saber o quanto DEUS nos ama, isso traz mais força pra o nosso coraçao quando lemos esses temas , obrigada por fortalecer minha fé.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é muito bem vinda.
Só evitem:
-Xingamentos/ Ofensas
-Preconceito
-Spam
-Referências a pornografia

Postagens mais visitadas deste blog

MARDUK - O MALDITO DEUS PROTETOR DA BABILONIA

O MALDITO "DEUS MOLOQUE"

A TAMARGUEIRA