O tempo de Deus e suas promessas
Eclesiastes 3:1-8
Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.
Existe um tempo para todas as coisas... Essa é uma palavra bonita, fácil de ser dada como resposta, mas dura de ouvir quando se trata de coisas que buscamos.
Queremos respostas imediatas, queremos “passos” e práticas para alcançar o que desejamos.
Às vezes parece que Deus não ouve nossas orações. Temos a impressão de que ele se cala ou chegamos a pensar que não estamos pedindo a coisa certa (mesmo sabendo, pelas Escrituras, que temos pedido algo que ele aprova).
Mas... a verdade é que Deus tem um tempo certo para todas as coisas. E não é um sadismo ou “pouco caso” de sua parte. Quando Ele nos faz esperar, é porque isso é o melhor para nós.
Deus nos faz promessas e responde sim as nossas orações, mas o tempo para que se cumpra é necessário para que sejamos aperfeiçoados (aperfeiçoar = tornar perfeito).
Deus é Pai e tudo o que Ele faz é para o nosso bem.
Ele é o nosso pastor! (Isaías 40:11)
Algumas pessoas que esperaram muito
- Abraão e Sara: 25 anos (Gênesis 21:5)
- Daniel e sua oração “aflita”: 24 dias (Daniel 10:4)
- José no Egito: 13 anos (Gênesis 37:2 e 41:46)
- Povo de Israel no deserto: 40 anos (Êxodo 16:35)
- Jesus no deserto: 40 dias (Lucas 4:2)
- Sofrimento de Jó: 6 meses (estimativa)
- Noé durante o dilúvio: 40 dias + 150 dias (Gênesis 7:4)
- Jacó por Raquel: 14 anos (Gênesis 29:30)
- Elias no deserto: 40 dias (1 Reis 19)
Todos esses homens conheciam, desde o começo, as promessas e verdades de Deus para suas vidas. Eles já sabiam o que aconteceria. E esperaram... alguns por dias, outros por vários anos.
Nós precisamos aprender a esperar.
Deus já nos deu sua resposta, já ouvimos o seu “SIM” misericordioso.
Nós precisamos exercitar nossa fé, confiança e paciência.
Deus nunca muda!
A resposta
No tempo certo tudo será resolvido. Nós é que precisamos mudar.
- Josué 21:43-45 – Assim o Senhor deu aos israelitas toda a terra que tinha prometido sob juramento aos seus antepassados, e eles tomaram posse dela e se estabeleceram ali. O Senhor lhes concedeu descanso de todos os lados, como tinha jurado aos seus antepassados. Nenhum dos seus inimigos pôde resistir-lhes, pois o Senhor entregou todos eles em suas mãos. De todas as boas promessas do Senhor à nação de Israel, nenhuma delas falhou; todas se cumpriram.
- Daniel 10:12 – E ele prosseguiu: “Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas”.
- Lucas 18:1b – Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.
- Jeremias 29:11 – Pois sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.
- Lucas 7:9-11 – Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!
- Isaías 61:3 – E dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.
Suas promessas se cumprirão! Deus já ouviu o meu/seu clamor.
A espera
Mas, enquanto isso… qual deve ser nossa atitude?
Vida santa. Vida sã.
Viver e praticar as “disciplinas espirituais”:
- Adoração e louvor
- Jejum
- Oração e meditação
- Leitura das escrituras
- Serviço
- Ofertas
- Comunhão entre irmãos
Todos os homens e mulheres dos exemplos que vimos, tiveram em seu tempo de espera, também um tempo de separação, santificação, distante de suas casas/origens. Foi ali, consagrados a Deus, que ouviram melhor a voz do Pai e foram tratados por ele.
O poder de Deus se aperfeiçoa em nossa fraqueza (2 Coríntios 12:9-10). Quando somos fracos é que somos fortes!
Além de esperar, o que podemos fazer, hoje?
- Eclesiastes 12:13 – Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem.
- Josué 3:5 – Josué ordenou ao povo: “Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês”.
- Salmo 118:17 – Não morrerei;mas vivo ficarei para anunciar os feitos do Senhor.
- Isaías 40:31 – Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.
Vamos nos santificar e confiar em Deus.
Palavras de muita sabedoria!
ResponderExcluirEu estava precisando de ler estas palavras!
ResponderExcluir