QUE ÁRVORE VOCÊ É?


Introdução: Mateus 7:16-20


É impossível distinguir um cristão verdadeiro por meio de sinais ou milagres, uma vez que Satanás pode reproduzi-los e o faz para confundir aqueles que não vêem com os olhos espirituais e confirmam na palavra de Deus.

Um exemplo claro disso, foi quando Moisés e Arão lançaram a vara que se transformou em serpente perante o Faraó o mesmo determinou a seus magos que fizessem o mesmo. Eles conseguiram reproduzir duas serpentes da mesma forma. Mas Moisés era obediente e conhecia o Deus a quem servia, então juntamente com Faraó e seus magos presenciou diante de seus próprios olhos as duas serpentes serem engolidas ali mesmo, revelando o poder e a glória e a soberania de Deus.

Como então reconhecer um verdadeiro cristão?
Pelos seus frutos os conhecereis!

Assim como é impossível para uma árvore má produzir fruto bom, e uma árvore boa produzir fruto mau, é impossível para os falsos cristãos reproduzir os frutos do Espírito, e os verdadeiros os frutos da carne.

Quais são os frutos do verdadeiro cristão?
Vamos conhecer algumas das características inevitáveis de uma pessoa que foi verdadeiramente convertida.

Peça a Deus força e humildade para continuar se santificando mais e mais, se não, abra seu coração, ore e procure se disciplinar e relacionar-se com Deus.

Gálatas 5:22 e 23 (NTLH) – (ver também Efésios 4:29-31)

Características do verdadeiro cristão:

1- Amor: a Deus em primeiro lugar e às pessoas. Amor que se traduz em ações: guardando os mandamentos de Deus e fazendo o bem incondicionalmente, sem esperar nada em troca. Buscar a Deus de todo o coração deve ser algo prazeroso não uma obrigação imposta, é a leveza do Espírito Santo ministrando em nossas próprias vidas, Deus tem prazer em relacionar-se conosco, e é certamente o que ele mais anseia, viver verdadeiramente em nossos corações.

2- Alegria: o verdadeiro cristão é alegre! Contente! Não fica reclamando (murmurando, xingando, blasfemando, etc...) de tudo: da política, da escola, do emprego, da falta de emprego, da igreja, dos irmãos, da família, da chuva, do sol, etc.

Jesus não era “reclamão”!! Mesmo não possuindo casa própria, as vezes se locomovendo de carona em barcos ou andando no lombo de um jumento, mesmo não possuindo diploma escolar ou formação acadêmica, pós graduação, mestrado, doutorado, etc... Ele era feliz e foi simplesmente perfeito no cumprimento de Seu dever.

Certamente você deve ter uma vida muito mais confortável, ou com bem menos restrições que Jesus! Por isso, não fique ai reclamando da vida, queixando de tudo ao seu redor, culpando tudo e todos. Pare de tentar justificar seus próprios erros ou frustrações apontando o defeito dos demais, ou achando que na sua vida as coisas não dão certo por culpa alheia, seja verdadeiro com você, seja verdadeiro com Deus, pare de reclamar e viva a vida como um cristão de verdade alegre-se no Senhor e seja feliz, pois sua graça nos basta!

3- Paz: O verdadeiro cristão não anda estressado! Desesperado! Atribulado! Irritado! Desacreditado! Desconsolado. Ele consegue dormir bem a maioria das noites, e só lhe tira o sono as provações (batalhas espirituais) que enfrenta por ser fiel a Deus, como Jesus no Getsêmani. A maioria das vezes você fica perambulando à noite sem conseguir dormir, tentando orar se entristece e fica se acusando por causa do pecado, ou por causa de problemas advindos do pecado? De suas atitudes do passado? Da busca desesperada por dinheiro?.
Confie em Deus, entregue-se sem medo, busque a Ele e o demais ele fará em sua vida.
Vida com Deus é confiar plenamente que a resposta vem dEle, sem duvidar, pois aquele que fez o ouvido não é capaz de ouvir sua dor, ou aquele que fez os olhos não vê sua luta?! Ele ouve sim, e enxerga com precisão nossas lutas, e manda resposta no tempo oportuno de acordo com seu propósito.

4- Paciência (Longanimidade): O verdadeiro cristão não perde a paciência! ou pelo menos tenta evitar que isso aconteça ao máximo, entregando seus pensamentos e sentidos ao Espírito Santo para que Ele nos dê a paz que necessitamos em meio a adversidades e nos envie a sabedoria vinda do céu. Hoje em dia ter paciência é um exercício diário que carece de muita dedicação e vigilância, pois bastam alguns segundos de descuido e perdemos a linha rapidamente diante situações as quais somos expostos diariamente pois é muito difícil permanecermos com nossas mentes imunes em meio um mundo tão contaminado de maldades e desigualdades, inúmeras são as situações que nos levam a perder a paciência, situações no trabalho, trânsito, dívidas e etc...
O importante para o cristão é permanecer na fé, pronto para o confronto diário, não permitindo que as situações externas venham confundir ou bagunçar a sua comunhão com Deus, essa é uma das investidas de contra ataque que o inimigo de nossas almas utiliza para interromper nossa comunhão com o Senhor. Devemos aprender a revelar o amor de Cristo aqueles que nos atacam, não é uma tarefa fácil, mas é possível sim! Se abrirmos nossos corações venceremos com certeza, muitas vezes “engolimos sapos, cobras e lagartos”, para não entrarmos em atrito com nossos irmãos, não digo que devemos como “sacos de pancada”, não mesmo, temos sim que ter um posicionamento firmado em Cristo, por isso somos imunes a esse tipo de ataque.
Devemos revelar a nossos irmãos que não possuem comunhão com Deus ou são desprovidos de conhecimento da palavra, que somos imitadores de Cristo e que agimos do mesmo modo que ele agiu ou agiria em nosso lugar. Não é uma tarefa fácil, mas devemos ter como base um simples pensamento: O Jesus faria se estivesse em seu lugar?

5- Benignidade: O verdadeiro cristão é cuidadoso com as palavras (confesso que isso não é fácil) e ações para não machucar seu irmão. Às vezes ele é indireto, cuidadoso, como Jesus foi com Judas, para não magoá-lo, mas devemos nos policiar e não sermos vítimas de sentimentalismo, há momentos que a palavra que corta gera dor, mas é aquela que trás transformação, pois muitos irmãos são doentes sentimentais e não podem ser exortados que fecham o coração, ouvi algo que me ensinou muito, “não devemos confundir exortação com maldição”, palavras de exortação nos levam a uma reflexão e um posicionamento de recriação de nossas atitudes diante de Deus, é benigno e muito necessário em nossa caminhada diária de evolução como verdadeiros cristãos, mas muitos irmãos ao ouvir uma exortação fecham o coração de tal forma que recebem aquilo como maldição.
Sejamos vigilantes e tenhamos os corações voltados para Deus, o pai corrige o filho, pois sabe o que é melhor para ele. Momentos de correção são tão importantes como os momentos de benção. O livro de Jó nos revela um fé sincera e cheia de sabedoria quando em meio a um turbilhão de provações próprio Jó diz: “...receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal?” (Jó 2:10).
Mas dizer tudo aquilo que pensamos, a Bíblia diz, é tolice: “o que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína” (Prov. 13:3).

6- Bondade: Ser bondoso é repartir o que temos! Sua casa, seu carro, sua vida! É fazer, não esperar ser feito! É dar, e não receber!.
A bondade tem inúmeras formas de se apresentar, mas acredito que a melhor forma é através de atos gratuitos e sem vinculações de recompensa, dedicar tempo à família, amigos, irmãos, doar-se a boas atitudes, colocar em prática ações que reflitam cristo em nossas vidas, é deixar que o Espírito de Deus tenha liberdade para agir sem limites através de nossas vidas. Também não é uma missão fácil, pois como humanos somos limitados, mas é saudável e maravilhoso permitir que Deus haja com liberdade e de forma ilimitada em nossas vidas alcançando os corações daqueles que necessitam. Nós temos uma grande propensão a aceitar com facilidade além de nos doarmos com mais dedicação a aquilo que é agradável aos nossos olhos, não devemos esquecer que Deus não faz acepção de pessoas, trata a todas com igualdade e a todas vê através de sua misericórdia, todos mesmo, ricos, pobres, saudáveis, doentes, virtuoso, pecador etc.
A todos Deus quer alcançar, pois um dos maiores desejos do coração de Deus é de habitar em nossos corações, ele nos ama como somos, mas não quer que permaneçamos sempre do mesmo jeito em nossos mundinhos, quer que façamos grandes obras, disse Jesus: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai”. (João 14:12).
Deixe a bondade de Deus ultrapassar seus limites, pois as coisas de Deus vão além do nosso entendimento.

7- Fidelidade: o verdadeiro cristão é fiel! Mesmo sem concordar, entender, conhecer a fundo, é fiel! A palavra nos ensina: “Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes (firme, confie, segure) no teu próprio entendimento”. (Provérbios 3:5)
Confiar é ser fiel aos mandamentos determinados por Ele, sem discutir, devemos nos colocar na condição de criaturas não de criadores, quando nos rebelamos contra as leis determinadas por Deus, criamos em nós mesmos a figura de “deusinhos” desobrigando-nos a cerca da Lei, saibamos então que o Criador foi quem determinou que fosse assim, caso não aceitemos estaremos contrariando a vontade suprema de Deus, um exemplo disso foi a queda de Lucifer que por sua prepotência ao querer igualar-se a Deus, então por meio de sua desobediência a Lei de Deus foi expulso do céu.
Deus não divide a glória dele com ninguém, assim como Lucifer desobedeceu a Deus, tornam-se semelhantes aqueles que não guardam e cumprem o que fora determinado por Ele. Muitos ímpios juntamente com inúmeros crentes tornam-se “deusinhos” de suas próprias vidas por desobedecerem a Lei. É simples, se não aceita a Lei, então vá reclamar com Deus! Mas saiba que Deus reprova rebeldia!
Devemos ser obedientes aquilo que foi estipulado na administração das nossas rendas financeiras através dos dízimos e ofertas, no cuidado de nossas mentes (ler a palavra e meditar nela), cuidar de nosso relacionamento com Deus (Jejum buscando Sua face), nosso lar, casamento, filhos, família, trabalho, etc.
Devemos ser fiéis à nossa causa, nossa igreja que é a menina dos olhos de Deus, a nossos pastores, nossos irmãos, a nós mesmos, pois a igreja é a noiva escolhida por Ele.

8- Humildade (mansidão): A calma e mansidão são características do cristão verdadeiro. Não “xinga”! Não revida ofensas! Não entra em vans discussões que a nada levam! Não é conformado com sua natureza pecadora e humana que é incontrolável! Antes tem prazer em ser útil na boa obra de Deus, sempre colocando-se a disposição para servir.
Devemos ser servos de Deus, vigiando o tempo todo para não nos tornarmos escravos do homem, pois o coração do homem é enganoso, e muitos são os que tiram proveitos e gostam de humilhar os mansos de coração confundindo humildade com libertinagem ou desrespeito. Sejamos humildes sim e mansos de coração, mas buscando sabedoria a todo tempo para diferenciar o que é ser bom e o que é ser tolo, manipulável, “pau mandado”.
Sejamos submissos a Cristo, nosso Senhor e salvador, tenhamos sempre uma postura aprovada por Deus, pois é a Ele que devemos entregar nossas vidas.
Vivamos como ensinou Jesus: “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”. (Mateus 5:5)

9- Domínio próprio: O verdadeiro cristão não perde a cabeça! Não fica irritado com facilidade! Não se ofende com palavras (crente sentimental), pois entende que o inimigo usa todas as formas disponíveis para tentar interromper nossa vida com Deus, nos entristecendo, magoando, gerando discórdia levando-nos a fechar nossos corações.
O cristão que busca intimidade com Deus tem domínio de si, de suas emoções, pois colocou-se totalmente disponível a guarda e domínio do Espírito Santo. Não sai simplesmente jogando tudo para o alto! Mas sim recebe toda a instrução e providência vinda do alto! É servo verdadeiro do Senhor, não luta com Deus, mas permite ser guiado por Ele!

Enfim, é obrigação do homem, não de Deus, a disciplina para escolher fazer o que é certo ou não! Por isso Ele nos deu o livre arbítrio, para que tivéssemos o direito de andar ou não com Ele.
Se sim, vivendo em espírito, confiando em Deus estaríamos debaixo de suas asas, apresentando-nos como servos aprovados prontos a servir de todo o coração e buscar a graça e misericórdia de Deus em nossas vidas, vivendo como irmãos e buscando a cada dia melhorarmos como verdadeiros cristãos, sendo imitadores de Cristo Jesus, recebendo os ensinamentos e correções provenientes de Deus com amor e obediência, praticando a sabedoria que vem do alto, mas sem esquecer que somos limitados como homens e imperfeitos, por isso buscamos a Cristo, Ele foi, é e sempre será perfeito.

Se não, entregamos nossas vidas aos prazeres do mundo, a carne, os quais enchem os olhos mas esvaziam o coração, levam o homem a vasculhar o universo, mas o impede de conhecer a si mesmo e relacionar-se com Deus. O Espírito é adversário da carne. O campo de batalha está no próprio homem (cristão ou não), e o conflito continuará por toda a vida terrena. O homem que age sem comunhão com Deus colhe os frutos da carne que são: “adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizade, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.. (Gálatas 5:19-21).

Sabemos que Jesus disse:

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. (João 10:10)

Jesus veio trazer vida em nossas vidas, mas não nos obriga a viver com ele, quem entra sem na vida do homem sem pedir é o diabo, ele entra pela porta do pecado e provoca toda destruição que conseguir, ilude, mente, leva cativo a depressão, angustia, solidão, egoísmo, mata os sonhos, deforma a criação de Deus que somos nós, faz as pessoas se apegarem as coisas mundanas, se distanciando de Deus.
Mas Jesus diz que está a porta e bate, Ele é educado, só entra se for convidado, e quando entra retira tudo aquilo que não faz comunhão com as coisas do Pai, por isso muitas pessoas passam por provações e não entendem que é Deus trabalhando, e o pior ainda, são aqueles crentes esquecidos, que pedem a Deus: Senhor tida de minha vida o que não é do Senhor! Daí quando Deus opera e começa a faxina o individuo não entende que foi ele mesmo quem pediu!
Devemos negar o mundo, pois o mundo é inimigo de Deus, nossa natureza nos atrai para o pecado, nos quer iludir a todo o tempo, mas sejamos fortes em Jesus, pois ele venceu o mundo, nós também em Cristo venceremos o mundo pois é ele quem nos capacita, nos ensina, e caminha conosco!

“Portanto, meus irmãos, nós temos uma obrigação, que é a de não vivermos de acordo com a nossa natureza humana” (Romanos 8:12)

“...o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo”. (Gênesis 4:7)

Na verdade só tem uma forma de sermos verdadeiros cristãos e produzirmos esses frutos:

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará, e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.” (João 15:5-7)

Jesus Cristo é a fonte de tudo, Ele é o nome sobre todo o nome, é a chave do poder, é o que gera energia e vontade de fazer o que é certo. Conecte-se a Ele através da entrega de sua vida e seus caminhos a Ele, oração, meditação, leitura da Bíblia, freqüência à igreja e testemunho: é impossível não produzir os frutos do Espírito Santo

Homem (MT 20.28) Aurora do Dia (Lc 1.78) O Amém (Ap 3.14) Rei dos Judeus (Mc 15.26) Profeta (Mt 21.11) Redentor (Jó19.25) Âncora (Hb 6.19) Brilhante Estrela da Manhã (Ap 22.16) O Caminho, A Verdade e A Vida (Jo 14.6)

Que Deus Abençoe a todos!
Shalom Adonai!
Fernando Passerini
                                                                                                                                               08.05.2012 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MALDITO "DEUS MOLOQUE"

MARDUK - O MALDITO DEUS PROTETOR DA BABILONIA

SÍMBOLOS SATÂNICOS