Frustrado com Deus

A frustração é uma sensação de impaciência e ansiedade que temos quando achamos que nossas necessidades não estão sendo atendidas ou quando lidamos com problemas aparentemente insuperáveis.

Às vezes, Deus é o foco da nossa impaciência e insatisfação - ficamos frustrados com Ele. Ficar frustrado com Deus, Seus caminhos e Suas relações conosco pode ser um obstáculo para os cristãos. Deus poderia facilmente lidar com este problema, por que não lida? Deus sabe que eu tenho uma necessidade - onde Ele está? Há poucos cristãos que não tenham ficado frustrados com o Senhor por uma razão ou outra em algum momento de suas vidas.

Marta é um caso em questão (Lucas 10:38-42).
Jesus estava visitando a sua casa, e ela queria servir-lhe uma refeição requintada. A Escritura diz que ela 'estava ocupada com muito serviço.' Enquanto isso, a irmã de Marta, Maria, 'ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra.' Em sua ocupação, Marta sentiu que merecia alguma ajuda na cozinha e sua frustração transbordou. Ela 'aproximando-se dele, perguntou: ‘Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!’' Note que Marta estava frustrada tanto com Maria por não ajudar quanto com o Senhor por permitir que Maria fosse 'preguiçosa'. Jesus acalmou Sua amiga: 'Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas.' Ele então aproveitou a oportunidade para dar uma lição sobre aquietar-se e conhecer a Deus (Salmo 46:10) - uma lição que esquecemos quando estamos frustrados.

Uma outra história bem conhecida é a de Jonas. Ele também sabia o que era estar frustrado com o Senhor. Jonas conversou com Deus, mas não gostou do que ouviu (Jonas 1:1-3a). Depois de relutantemente proclamar a Sua mensagem para os ninivitas, Jonas estava convencido de que eles não escutariam e que ele iria ter a satisfação de vê-los destruídos por um Deus vingativo. Para o seu desgosto, os ninivitas se arrependeram e se voltaram com humildade a Deus (Jonas 3:5-10). Jonas estava frustrado. O seu senso de justiça estava em conflito com a misericórdia de Deus. Para piorar a situação, a planta frondosa sob cuja sombra Jonas estava descansando foi murchada por Deus, deixando-o exposto ao sol escaldante (Jonas 4:7). A frustração de Jonas se acumulou ao ponto de querer morrer (Jonas 4:9). Deus teve de lembrar o Seu profeta zangado de que a sua perspectiva estava errada: Jonas estava mais preocupado com uma planta insensível do que com uma grande cidade cheia de pessoas. A frustração pode obscurecer a nossa visão e sufocar a nossa compaixão.


É errado ficar frustrado com Deus? Sim.

A frustração é um produto da nossa natureza humana pecaminosa. A frustração com Deus pode ser evidência de uma falta de confiança ou um mal-entendido de quem realmente é. Se Deus é perfeito, e a Bíblia diz que é (Salmo 18:30), então Ele tem intenções perfeitas, um tempo perfeito, métodos perfeitos e resultados perfeitos. Ao concentrar nossas mentes e confiança no Senhor, conheceremos a verdadeira paz, não frustração (Isaías 26:3).

A nossa frustração com Deus pode ser um subproduto da nossa própria teimosia. Quando as nossas ambições entram em conflito com os propósitos de Deus, naturalmente ficaremos frustrados. Nunca é aconselhável lutar contra Deus. Saulo de Tarso aprendeu essa lição da maneira mais difícil, e Jesus teve de lembrar-lhe: 'Resistir ao aguilhão só lhe trará dor!' (Atos 26:14). Uma simples oração de submissão humilde dá muito mais conforto do que teimosamente insistir em nossos planos.

Deus diz aos pais terrenos: 'não irritem seus filhos' (Colossenses 3:21). Certamente, Deus não quer irritar os Seus próprios filhos. Quando nos sentimos frustrados com Ele, isso é devido a uma falta de compreensão da nossa parte, não qualquer falta por parte dEle.

A melhor maneira de lidar com essa frustração é submeter-se a Sua vontade, aceitar o Seu tempo e confiar em Sua bondade. 'Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês' (1 Pedro 5:7).


Shalom!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARDUK - O MALDITO DEUS PROTETOR DA BABILONIA

O MALDITO "DEUS MOLOQUE"

A TAMARGUEIRA