Quem é a "pedra" de Mateus 16.18?


Muitos pensam que a essência da assertiva de Jesus acerca do alicerce de Sua Igreja foi o apóstolo Pedro. Entretanto, jamais podemos interpretar as Escrituras Sagradas usando simplesmente a nossa língua corrente, esquecendo-se de recorrer aos textos originais nos quais a Bíblia foi escrita. Para quem não sabe, o Antigo Testamento foi escrito na língua hebraica, bem como alguns trechos dessa mesma parte em aramaico; o Novo Testamento foi elaborado em grego.

Em Mateus 16, é narrada a história da maravilhosa confissão de Pedro acerca de Jesus. Alguns homens daquela época achavam que Cristo era "João batista"; outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas" (v.14). No entanto, o Mestre interrogou os seus discípulos: "E vós, quem dizeis que eu sou?" (v.15). Foi então que Simão respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (v.16). Conseqüentemente, foi elogiado por sua afirmação, porque teve a aprovação divina (v.17). Já no verso 18, o Senhor diz: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela".

"O significado dessa passagem é que Cristo edificará a sua igreja sobre a verdade da confissão feita por Pedro e os demais discípulos, isto é, que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo (v. 16; At 3.13-26). Jesus emprega um trocadilho. Ele chama seu discípulo de "Pedro" (gr. Petros, que significa uma pedra pequena). A seguir, Ele diz: "Sobre esta pedra (gr. petra, que significa uma grande rocha maciça ou rochedo) edificarei a minha igreja", isto é, sobre a confissão feita por Pedro" (Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, pág 1421). 
"E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina; (...)". I Pedro 2.7

O Senhor e Salvador Jesus Cristo é o único e verdadeiro alicerce da Igreja (1 Co 3.11; 2 Co 11.4; Ef 2.20). O resto é conversa!

Shalom Adonai!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MALDITO "DEUS MOLOQUE"

MARDUK - O MALDITO DEUS PROTETOR DA BABILONIA

A TAMARGUEIRA