Parabolas de Jesus


Uma parábola é uma história simples usada para ilustrar e ensinar uma verdade espiritual Jesus O Cristo ou princípio. Uma parábola é baseada na comparação entre um objeto comum ou evento a uma verdade, e o significado subjacente ou a mensagem de uma parábola é muitas vezes oculta dos ouvintes que não estão preparados espiritualmente para recebê-la.

Cristo ensinou muitas vezes por parábolas. Suas parábolas são discutidas em todos os quatro evangelhos da Bíblia. A seguir está a lista das parábolas de Cristo e onde elas são encontrados na versão do Rei Tiago da Bíblia.

Parábola do Semeador: Esta parábola mostra o que acontece quando diferentes tipos de pessoas ouvem o evangelho. Em alguns, o evangelho cria raízes, alimenta-se através dos esforços do crente, e se aprofunda no compromisso. Para outros, o Evangelho se enraíza, mas nunca é nutrido e a fé morre. Em outros, o evangelho é pregado aos ouvidos surdos e corações duros, que proporcionam um ambiente inóspito para o testemunho crescer.

Parábola do joio e do trigo: O Senhor permite que o justo e o ímpio, cresçam em maturidade juntos, até que estejam completamente maduros em qualquer dos dois, bondade ou maldade. Então Ele vai separar o trigo (o bom) do joio (os maus, que parecem ser de trigo no início), e queimar os ímpios no último dia.

O grão de mostarda: A semente de mostarda é pequena, mas perfeitamente obediente à vontade do Senhor. Ela cresce e se torna uma planta grande que se escondia em seu tamanho minúsculo como uma semente. Assim, o reino de Deus vai crescer a partir de humildes começos.

A parábola do fermento: O fermento em algumas escrituras representa a “má inclinação” do homem, mas, neste caso, representa o reino do Senhor. A mulher acrescentou um pouco de fermento para cada uma das três medidas de farinha, e tudo isso cresceu. Assim, o evangelho é recebido por uma pessoa em uma cidade, e cinco no campo, mas todo mundo é abençoado.

O tesouro no campo: O reino dos céus é semelhante a um grande tesouro. Devemos fazer tudo o que é necessário para obtê-lo, até mesmo nos livrarmos dos tesouros terrenos a favor do que é do céu.

A Pérola de Grande Valor: Novamente, o reino dos céus é semelhante a um tesouro. Para 
obtê-lo, vale a pena vender todas as coisas mundanas – Matt. 13: 45-46.

A Rede do pescador: O pescador pega peixes de diferentes espécies em sua rede, mantém os bons, e joga fora os ruins. No juízo final é o mesmo, os ímpios serão lançados no fogo

O chefe de família: Um escriba instruído nas verdades do Reino de Deus traz tesouros novos e velhos, como um chefe de família faz de sua casa .

A Parábola da Ovelha Perdida: “O Senhor se preocupa com seus filhos, tanto quanto o pastor se preocupa com suas ovelhas. Um bom pastor deixa o rebanho e vai procurar a ovelha perdida. O Senhor se alegra quando a ovelha perdida é encontrada e trazida de volta ao rebanho.

A Parábola da Moeda Perdida: Como acontece com a parábola da ovelha perdida, uma mulher se alegra com as amigas quando ela reencontra sua moeda perdida. O Céu se rejubila com a alma de uma pessoa que se arrepende.

O Filho Pródigo: Como as parábolas da dracma perdida e da ovelha perdida, o pai se alegra quando seu filho pródigo volta. Não importa quão baixo o filho caiu, nem o pecado que ele cometeu. O pai ainda está disposto a recebê-lo com alegria, quando o filho se humilha e volta para casa.

O Servo Incompassivo: O Senhor nos perdoa, mesmo quando estamos profundamente em dívida para com ele. No entanto, Ele não nos perdoa, se nós nos recusamos perdoar os outros

O Bom Samaritano: Há muitas mensagens na história do Bom Samaritano. A história é uma resposta para a pergunta “Quem é o meu próximo?” A questão seguiu o conselho de Cristo de amar o próximo como a si mesmo. Os Samaritanos eram odiados pelos Judeus, porque eles não eram de puro sangue Israelita e tentaram impedir a construção do templo após o cativeiro Babilônico. No entanto, o Samaritano na história está disposto a ajudar um estranho que é, provavelmente, um Israelita. Os sacerdotes passaram pelo homem ferido. Os sacerdotes teriam que se isolar por 30 dias, se tivessem ajudado o homem, porque eles teriam sido proferidos  imundo. No entanto, ao manter a letra da lei, eles não conseguiram manter o espírito da lei.

O Mordomo Injusto: Este é a parábola mais difícil de analisar, e as opiniões variam quanto ao seu significado. O mordomo infiel está em perigo de perder o emprego, mas ele perdoa uma parte da dívida dos devedores do Senhor e, assim, ganha o favor do Senhor.

Lázaro e o Homem Rico: Lázaro era um mendigo que definhava na frente da casa do homem rico, não recebendo nenhuma ajuda do homem rico. Após sua morte, Lázaro foi abençoado, mas o homem rico queimado no inferno. O homem rico orou para que Lázaro  pudesse trazer-lhe água, mas um grande abismo os separava, de modo que o pedido era impossível de se realizar. O homem rico pediu que Lázaro pudesse retornar dos mortos e advertisse seus irmãos, ou eles teriam uma vida egoísta e pereceriam eternamente. Mas o Senhor respondeu que se as pessoas não ouvem aos profetas, eles também não dariam ouvidos a Lázaro.

O Juiz Injusto: Uma viúva importuna o juiz de reparação. Embora o juiz seja injusto, ele responde às suas necessidades, porque ela é muito persistente. O Senhor não é injusto. Ele vai responder ao Seus eleitos. Precisamos importuná-Lo em oração.

O Bom Pastor: Nesta parábola Cristo se define como o bom pastor. Suas ovelhas conhecem a sua voz, e Ele é seu protetor. O bom pastor está disposto a dar sua vida por suas ovelhasJesus, confundiu os seus ouvintes clamando ser também a porta do aprisco, e em seguida, afirmando que ele poderia dar Sua vida e depois tornar a pegá-la novamente. Ninguém a esse ponto havia sido ressuscitado, os fariseus não podiam compreender o que Jesus estava falando – João 10: 1-21. Ele havia dito aos judeus que tinha outras ovelhas, não daquele aprisco, mas eles não entenderam.

Trabalhadores na Vinha: Esta parábola tem sido explicada de diferentes maneiras, mas provavelmente diferencia entre os judeus, que eram o povo escolhido original, e os gentios, a quem o evangelho foi levado mais tarde na história, mas quem vai herdar a mesma glória.

Libras: A parábola das libras é muito semelhante à parábola dos talentos (talentos eram unidades de dinheiro). Para aqueles que “têm muito” será dado mais, e daqueles que “têm pouco,” o pouco que tem lhe será tirado. Isso se refere à ampliação dos dons dados a nós pelo Senhor. Se usarmos os nossos dons a Seu serviço, eles ampliam. Àqueles que fazem isso serão recompensados no céu.

Dois Filhos: Nesta parábola Jesus compara os que parecem dispostos, mas que falham em realizar, e aqueles que são rebeldes, mas depois se arrependem e fazem a obra do Senhor. Jesus diz que o que está arrependido é o que vai ganhar o reino, colocando o pecador arrependido em situação melhor do que os fariseus.

Os Lavradores Maus: O Senhor estabeleceu sua vinha e deixou nas mãos dos lavradores. Ele enviou os seus servos para verificar a vinha, mas eles foram espancados pelos lavradores. Então o Senhor enviou Seu Filho, a quem os lavradores mataram. Os Judeus abusaram dos profetas e, em seguida, crucificariam o Cristo. Então Jesus diz ser a pedra de Israel, em quem o reino é construído.

O Casamento do Filho do Rei: O rei convida todos os tipos de convidados para o casamento de seu filho. Muitos se recusam a vir. Alguns matam os servos que ele enviou para convidá-los (os profetas). Alguns vêm, mas são indignos ou despreparados. Esta parábola termina com a frase: “Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.”O Senhor nos convida a todos para tornar-nos parte de Seu reino, mas poucos se qualificam para a vida eterna em Sua presença .

A Parábola das Dez Virgens: As dez virgens representam a Igreja. Estão todos convidados para a festa de casamento, sendo Cristo casado com a Igreja. O noivo (Cristo) atrasa Sua vinda. Metade das virgens não têm óleo suficiente (fé, testemunho) para perseverar até o fim,  então elas  não se qualificam para ser de Cristo, quando Ele vier. Em Doutrina e Convênios, o Senhor se refere à parábola e tem isto a dizer, em parte, “Para aqueles que são prudentes e tendo recebido a verdade, e tendo tomado o Santo Espírito por seu guia, e não tenham sido enganados, em verdade, Eu vos digo que não serão cortados e lançados ao fogo, mas suportarão o dia.”.

A Parábola dos Talentos: Como a parábola das libras, o Senhor vai fazer-nos responsáveis pelos dons que Ele nos deu. Devemos usar esses dons para servir no Seu reino terreno, especialmente para servir aos nossos semelhantes. O Senhor diz: “Muito bem, servo bom e fiel; tens sido fiel sobre poucas coisas, vou fazer reinar sobre muitas coisas: entra no gozo do teu senhor”.

A Parábola das Ovelha e das cabras: O Senhor vai separar os justos dos ímpios e os justos serão exaltados. Jesus chama as ovelhas de justos, porque eles ouvem a voz do pastor, enquanto os cabritos vão por seus próprios caminhos. As ovelhas são aqueles que seguem o pastor e servem como “subpastores, “cuidando de suas outras ovelhas. Qualquer serviço que prestamos aos nossos semelhantes, em nome de Cristo, é como se nós fizessemos ao Salvador.

A Parábola da Torre: Esta parábola é encontrada em Doutrina e Convênios, Seção 101. A parte principal da parábola está nos versículos 43-54, que o Senhor apresenta a Joseph Smith, com esta frase: “E agora, vou mostrar-vos uma parábola, que você pode saber a minha vontade sobre a redenção de Sião”. O Senhor deixa a vinha nas mãos de seus servos e lhes ordena que construam uma cerca em torno dela e, em seguida, que construam uma torre de vigia. Vendo que é um tempo de paz, os servos não vêem nenhuma necessidade para a torre, e eles não falham em terminar de construí-la. O inimigo vem e saqueia a vinha. O Senhor diz que se eles tivessem concluído a torre, eles teriam visto o inimigo, enquanto ele estava “ainda longe”. Os tijolos da torre são mandamentos de Deus. Se deixá-los no chão, nunca teremos a torre construída, e não conseguimos discernir os ataques de Satanás.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MALDITO "DEUS MOLOQUE"

SÍMBOLOS SATÂNICOS

MARDUK - O MALDITO DEUS PROTETOR DA BABILONIA