Shimaa D Eashoa Msheekha Bar-YHWH (Ehyeh-Asher-Ehyeh, Adonai, Elohim, El, El Shaddai, El Elyon, El Roi, El Olam)

(Em nome de Jesus Cristo Filho de Deus (Eu Sou O Que Sou, Senhor, Deus, O Forte, Deus Todo-Poderoso, Deus Altíssimo, Deus Que Vê, Deus Eterno)

I M P O R T A N T E! ! !

Meus caros e amados irmãos, a intenção deste blog é simplesmente apresentar alguns estudos e idéias, aproveitando aquilo que nos edifica e refletindo sobre aquilo que não concordamos, de maneira alguma temos a intenção de atingir a fé ou crença alguém. Espero que Deus possa dar entendimento e sabedoria para juntos buscarmos a cada dia mais comunhão e presença de Deus!!! Shalom Adonai!


31 de março de 2011

SATANÁS - O ADVERSÁRIO

"satanás" (hebraico., lit. "o adversário") é chamado, na verdade, de "o satanás", indicando que se trata mais de um título do que de um nome pessoal. No antigo Testamento, essa designação é usada poucas vezes para ele (1Cr 21, Zc 3.1-2).
No período veterotestamentário, satanás procurou fazer aflorar o que havia de pior na humanidade. Seu caráter de tentador agressivo dos seres humanos e oponente abjeto de Deus é desenvolvido mais detalhdamente no Novo testamento. A ousadia de satanás pode ser observada em seu discurso a Deus e em sua malevolência ao atribuir a Jó motivações torpes. Como ser criado, satanás não é onipotente, onisciente e nem onipresente. Apesar de seus poderes serem amplos e impressionantes, ele opera somente dentro dos limites estabelecidos por Deus e com permissão divina. Satanás é subordinado a Deus e, ao final, será derrotado. Satanás percorre a terra como o espião de um rei em busca de súditos desleais (Jó - Cap 1.7), mas não há motivos para o cristão temê-lo (2Cr. 16.9). O golpe sofrido por Jó é atribuído à mão de Deus que permitiu as provações, apesar de satanástê-las concretizado (Hó 1.11). Assim, em última análise, o Senhor foi responsável por aquilo que sucedeu a Jó. Esse fato confirma o domínio de Deus sobre satanás e os anjos caídos. O Deus da Bíblia é, sem sombra de dúvida, o Criador incomparável e insuperável, soberano sobre toda a sua criação. satanás reconhece a soberania de Deus em suas próprias palavras (Jó 1.10).
O poder que Deus dá a satanas ("em teu poder", lit. "em sua mão", (veja Jó 1.12; 2.6) sobre Jó tem propósitos e limites. enquanto a intenção de Deus ao permitir a tentação é provar a força de caráter, a intenção de satanás é provar a falta de caráter. Assim, a tentação tem o potencial para gerar efeitos positivos ou negativos, dependendo da maneira como reage a ela. Não obstante, o Senhor promete que os cristãos não serão tentados além do que podem suportar (1Cr 10:13; e Rm 8.28).
s a t a n á s:



É UM SER QUE POSSUI PERSONALIDADE, VEJA ALGUMAS:


1) Inteligência, Astúcia- 2Co 11.3 "Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo."

2) Vontade - 2Tm 2.26 "mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade."

3) Moralmente responsável - Mt 25.41 "Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos."

4) Pronomes pessoais são usados para descrevê-lo - Jó 1.7,8 "O SENHOR perguntou: —De onde você vem vindo? Satanás respondeu: —Estive dando uma volta pela terra, passeando por aqui e por ali. Aí o SENHOR disse: —Você notou o meu servo Jó? No mundo inteiro não há ninguém tão bom e honesto como ele. Ele me teme e procura não fazer nada que seja errado."

AS SUAS DESIGNAÇÕES:

A)   NOMES:

1) satanás (adversário) - Mt 4:10 "Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto."

2) diabo (difamador) -  Mt 4:1 "A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo."

3) lúcifer (Filho da Alva) - "A aplicação deste nome a satanás tem-se feito desde o terceiro século, especialmente entre os poetas, por causa de uma interpretação errônea de que a passagem de Lc 10.18 é uma explicação de Is 14.12"

4) belzebu - Mt 12.24 - "Mas os fariseus, ouvindo isto, murmuravam: Este não expele demônios senão pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios."

5) belial (rc) - 2Co 6.15 "E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?"

6) maligno (ra) - 2Co 6.15 "Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?"

B) TÍTULOS:
1) maligno - 1Jo 5.19 "Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno."
2) tentador - 1Ts 3.5 " Foi por isso que, já não me sendo possível continuar esperando, mandei indagar o estado da vossa fé, temendo que o Tentador vos provasse, e se tornasse inútil o nosso labor."
3) príncipe deste mundo - Jo 12.31 "Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso."
4) deus deste século - 2Co 4.4 "...nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus."
5) príncipe da potestade do ar - Ef 2.2 "...nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência."
6) acusador de nossos irmãos - Ap 12.10 "Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus."

C) REPRESENTAÇÃO:
1) serpente - Ap 12.9 "E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos."
2) dragão - Ap 12.3 "Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas."
3) anjo de luz - 2Co 11.14 "E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz."

A SUA NATUREZA:

a) CARÁTER:
1) é uma criatura - Hb 11:3 "Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem." (UNIVERSO - O conjunto de todas as coisas que Deus criou; tudo o que existe no céu e na terra."
2) um ser espiritual - Ef 6.11,12 "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes."
3) pertence à ordem dos querubins - Ez 28.14 "Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas."
4) era o mais importante entre os anjos - Ez 28.12 "Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura."

B) SUA PERSONALIDADE:

1) homicida - Jo 8.44 "Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira."

2) mentiroso - Jo 8.44 "Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira."

3) pecador contumaz - 1Jo 3.8 "Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo."

4) acusador - Ap 12.10 "Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus."

5) adversário - 1Pe 5.8 "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar."

C) SUAS LIMITAÇÕES:

1) uma criatura, não é onisciente. Hb 11:3 "Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem."

2) sua ação pode ser resistida - Tg 4.7 "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."

3) Deus impõe limite a ele - Jó 1.12 "Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR."

SEU ESTADO ORIGINAL E A QUEDA:

a) Seus privilégios - Ez 28.11-15 "Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti."

b) Seu pecado - Is 14.12-20 "Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão, hão de fitar-te e dizer-te: É este o homem que fazia estremecer a terra e tremer os reinos? Que punha o mundo como um deserto e assolava as suas cidades? Que a seus cativos não deixava ir para casa? Todos os reis das nações, sim, todos eles, jazem com honra, cada um, no seu túmulo. Mas tu és lançado fora da tua sepultura, como um renovo bastardo, coberto de mortos traspassados à espada, cujo cadáver desce à cova e é pisado de pedras. Com eles não te reunirás na sepultura, porque destruíste a tua terra e mataste o teu povo; a descendência dos malignos jamais será nomeada."

1) A PESSOA- Is 14.12, 15-20

a) seu nome - v.12 "Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!"

b) seu poder  - vv.15-20 "Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão, hão de fitar-te e dizer-te: É este o homem que fazia estremecer a terra e tremer os reinos? Que punha o mundo como um deserto e assolava as suas cidades? Que a seus cativos não deixava ir para casa? Todos os reis das nações, sim, todos eles, jazem com honra, cada um, no seu túmulo. Mas tu és lançado fora da tua sepultura, como um renovo bastardo, coberto de mortos traspassados à espada, cujo cadáver desce à cova e é pisado de pedras. Com eles não te reunirás na sepultura, porque destruíste a tua terra e mataste o teu povo; a descendência dos malignos jamais será nomeada."

2) O PECADO - Is 14.13,14 "Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo."

a) eu subirei ao céu

b) acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono

c) no monte da congregação me assentarei

d) serei semelhante ao Altíssimo

e) em 1Tm 3.6 o seu pecado é chamado de orgulho - "...ele ficará cheio de orgulho e será condenado como o Diabo foi."

f) A sua punição - Ez 28.16-19 "Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; vens a ser objeto de espanto e jamais subsistirás."

OS JUÍZOS CONTRA SATANÁS:

a) Expulso de sua posição original no céu - Ez 28.16 "Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras."

b) Julgamento pronunciado no Éden - Gn 3.14,15 "Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."

c) Julgado na cruz - Jo 12.31 "Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso."

d) Nos tempos finais, preso no abismo - Ap 20.2,3 "Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo."

e) Nos tempos finais, lançado no lago de fogo - Ap 20.10 "O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos."

A SUA ATUAÇÃO:

EM RELAÇÃO À OBRA REDENTORA DE CRISTO:

1) predição de conflito - Gn 3.15 "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."

2) na tentação - Mt 4.1-11 "A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram."

3) usou várias pessoas para atrapalhar - Mt 2.16 "Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos"; Mt 16.23 "Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens."; Jo 8.44 "Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira."

4) possuiu Judas para a traição - Jo 13.27 "E, após o bocado, imediatamente, entrou nele Satanás. Então, disse Jesus: O que pretendes fazer, faze-o depressa."

EM RELAÇÃO ÀS NAÇÕES (IGREJAS):

1) engana - Ap 20.3 "...lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações ..."

2) reunirá para a batalha - Ap 16.13-14 "Então, vi sair da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs; porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso."

EM RELAÇÃO AOS HOMENS:

1) cega o entendimento - 2Co 4.3,4 "Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus."

2) apaga a palavra dos corações - Lc 8.12 " A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos."

3) usa como instrumento - Ap 2.13 "Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita."

4) tenta a mentir - At 5.3 "Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?"

5) acusa e difama o servo - Ap 12.10 "Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus."

6) dificulta o trabalho - 1Ts 2.18 "Por isso, quisemos ir até vós (pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas); contudo, Satanás nos barrou o caminho."

7) usa demônio para tentar derrotar o servo - Ef 6.11,12 "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes."

8) tenta à imoralidade - 1Co 7.5 "Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência."

9) semeia o joio entre os Servos - Mt 13.38,39 "o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno; o inimigo que o semeou é o diabo; a ceifa é a consumação do século, e os ceifeiros são os anjos."

10) levanta perseguições contra os Servos - Ap 12.10 "Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus."
- PECOU CONTRA DEUS:

2 Pedro 2.4: Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo

1 João 3.8: Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.

- EXPULSO DO CÉU: 

Lucas 10.18: E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.

- PRECIPITADO NO INFERNO:

2 Pedro 2.4: Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo

Judas 6: E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;

- AUTOR DA QUEDA:

Gênesis 3.1,6,14,24: 

1. Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
6. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
14. Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
24. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

- TENTOU A CRISTO:

Mateus 4.3-1º

3. E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
4. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
5. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
6. E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
7. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
8. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
9. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
10. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

- OPÕE-SE À OBRA DE DEUS

Zacarias 3.1: E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.

1Tessalonicenses 2.18:  Por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu.

- PÕE OBSTÁCULOS AO EVANGELHO:

Mateus 13.19: Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.

2Coríntios 4.4: Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
- OPERA MARAVILHAS MENTIROSAS:

2Tessalonicenses 2.9: A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,

Apocalipse 16.14: Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.

- ASSUME A FORMA DE UM ANJO DE LUZ:

2Coriíntios 11.14: E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
OS ÍMPIOS:
- SÃO SEUS FILHOS:

Mateus 13.38
O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;

Atos 13.10
Disse: O filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?

1João 3.10
Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.

- SEGUEM-NO:

1Timóteo 5.15: Porque já algumas se desviaram, indo após Satanás.

- CUMPREM SUAS CONCUPISCIÊNCIAS:

João 8.44
Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai.
Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

- SÃO POSSUÍDOS POR ELE:

Lucas 22.3: Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze.

Atos 5.3: Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?

Efésios 2.2: Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.

- SÃO CEGADOS POR ELE:

2Corintíos 4.4: Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.
- SÃO ENGANADOS POR ELE: 

1REIS 22.21,22:

21. Então saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê?
22. E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim.

APOCALIPSE 20.7,8: 

7. E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
8. E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.

- CAEM EM SUAS ARMADILHAS: 

1Timóteo 3.7:Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.

2Timóteo 2.26: E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.

- SÃO PERTUBADOS POR ELE:

1Samuel 16.14: E o Espírito do SENHOR se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do SENHOR.

- SERÃO CASTIGADOS JUNTAMENTE COM ELE: 

Mateus 25.41:Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
OS SANTOS SÃO:
- AFLIGIDOS POR ELE:

Jó 1.12: E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.

Jó 2.4-7:
4. Então Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.
5. Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face!
6. E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.
7. Então saiu Satanás da presença do SENHOR, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.

- TENTADOS POR ELE

1Coríntios 21.1: Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.

1Tessalonicenses 3.5: Portanto, não podendo eu também esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil.
- PENEIRADOS POR ELE: 

Lucas 22.31: Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;

- DEVEM RESISTIR A ELE: 

Tiago 4.7: Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

1Pedro 5.9: Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

- DEVEM ARMAR-SE CONTRA ELE:

Efésios 6.11-17: 

11. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
12. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
13. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
15. E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16. Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

- DEVEM ESTAR VIGILANTES CONTRA ELE:

2Coríntios 2.11: Porque não ignoramos os seus ardis.

- VENCEDORES SOBRE ELE:

1João 2.13: Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai.

Apocalipse 12.10,11:

10. E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. 
11. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.

- TRIUNFARÃO SOBRE ELE: 

Rm 16.20: E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.

SATANÁS É:
- PRESUNÇOSO:





Jó 1.6: E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.

Mateus 4.5,6: 

5. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
6. E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.

- ORGULHOSO:

1Timóteo 3.6: Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.

- PODEROSO

Efésios 2.2: Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.

Efésios 6.12: Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

- PERVERSO: 

1João 2.13: Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai.

- MALIGNO:

Jó 1.9: Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?

Jó 2.4: Então Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.

- ENGANADOR

2Coríntios 11.14: E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

Efésios 6.11: Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

- FEROZ E CRUEL:

Lucas 8.29: Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos.

Lucas 9.39: Eis que um espírito o toma e de repente clama, e o despedaça até espumar; e só o larga depois de o ter quebrantado.

Lucas 9.42: E, quando vinha chegando, o demônio o derrubou e convulsionou; porém, Jesus repreendeu o espírito imundo, e curou o menino, e o entregou a seu pai.

1Pe 5.8: Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

- COVARDE: 

Tiago 4.7: Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.

Ø  Mais ainda...

- A APOSTASIA É DE ORIGEM DIÁBOLICA

2Tessalonicenses  2.9: A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,

1Timóteo 4.1: Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;

- SERÁ CONDENADO POR OCASIÃO DO JULGAMENTO FINAL:

Judas 6: E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;

Apocalipse 20.10: E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre



- O FOGO ETERNO FOI PREPARADO PARA ELE:


Mateus 25.41: Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

SATANÁS É COMPARADO A:

- UM PASSARINHEIRO:

Salmos 91.3: Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

- AVES:

Mateus 13.4: E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;

- Semeador de joio

Mateus 13.25,28:

25. Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
26. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
27. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
28. E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?

- LOBO:

João 10.12: Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.

- LEÃO QUE RUGE:

1Pedro 5.8: Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

- SERPENTE:

Apocalipse 12.9: E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

Apocalipse 20.2: Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.

SATANÁS TEM PODER:

- PERMITIDO AFLIGIR OS JUSTOS:

Jó 1.12: E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR,

- RECLAMA AUTORIDADE SOBRE O MUNDO:

Lucas 4.6: E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.

- PECADORES SOB SEU DOMÍNIO:

Atos 26.18: Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.

- CEGA A MENTE DOS INCRÉDULOS:

2Coríntios 4.3,4

3. Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
4. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

- INSPIRA MARAVILHAS MENTIROSAS:

2Tessalonicenses 2.9: Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes.

SUA OBRA MALIGNA:

-TENTA À DESOBEDIÊNCIA:

Gênesis 3.4,5:
4. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

- CALUNIA DOS SANTOS:

Jó 1.9-11:
9. Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
10. Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
11. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.

- INFLIGE ENFERMIDADE:

Jó 2.7: Então saiu Satanás da presença do SENHOR, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.

- OPÕE-SE AOS JUSTOS:

Zacarias 3.1: E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.

- TENTOU A CRISTO:

Mateus 4.1: Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

- REMOVE A BOA SEMENTE:

Mateus 13.9: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

- SEMEIA O JOIO:

Mateus 13.38,39:

38. O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;
39. O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.

- ARRUÍNA CORPO E ALMA:

Lucas 9.42: E, quando vinha chegando, o demônio o derrubou e convulsionou; porém, Jesus repreendeu o espírito imundo, e curou o menino, e o entregou a seu pai.

- MENTE:

João 8.44: Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

- INSTIGA OS HOMENS A PECARem:

João 13.2: E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse,

- USA OS HOMENS COMO PRESAS:

1Pedro 5.8: Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
1) O ESTADO ORIGINAL DE SATANÁS


”Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti.  Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras.  Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem.” Ez 28.12-17

a) Criado cheio de sabedoria

"Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura." Ez 28.12

b) Recebeu um lugar no santo monte de Deus

"Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas."  Ez 28.14

c) Criado Santo e Justo

"Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti." Ez 28.15

d) O orgulho, motivo da sua queda

"Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem." Ez 28.17
2) A REBELIÃO E QUEDA DE SATANÁS

”Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo.” Is 14.12-15

a) lúcifer procurou exaltar-se à posição de Deus -  Is 14.13 e 14
b) Em sua vaidade declarou: “Serei como Deus”
3) OS TÍTULOS E NOMES DE SATANÁS.

a) satanás = Adversário

"Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor" Zc 3.1;
"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;" 1Pe 5.8

b) acusador

"Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus." Ap 12.10

c) lúcifer = portador da luz

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!" Is 14.12

d) dragão

"Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos;" Ap 12.7

e) diabo = difamador

"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;" 1Pe 5.8

f) homicida e Mentiroso

"Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." Jo 8.44

g) sedutor

"O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos." Ap 20.10

h) príncipe do Mundo

"Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso." Jo 12.31

i) príncipe da Potestade do ar

"nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;" Ef 2.2

j) destruidor

"e tinham sobre eles, como seu rei, o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom, e em grego, Apoliom. " Ap 9.11

k) tentador

"Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães." Mt 4.3

l) maligno

"o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno;" Mt 13.38

m) deus deste século

"nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus." 2Co 4.4
4) SEU PODER

a) Não pode ser ignorado pelo servo de Deus - Ef 6.11,12

b) É soberano absoluto no reino dos demônios - Lc 11.14-18

·         Neste reino tem seu trono - Ap 2.13
·         Ele é soberano de um reino - Mt 12.26
·         Apresenta-se como anjo de luz - 2Co 11.14,15
·         Tem lugares de reunião - Ap 2.9

c) Tem poder para opor-se aos mais poderosos anjos -Dn 10.5,12,13

d) Dirige e escraviza os ímpios - 1Jo 5.19

e) Poder limitado pela vontade de Deus - Jó 1. 10-12
5) CAMPO DE AÇÃO DE SATANÁS

a) Ainda tem acesso aos céus - Jó 1.6 e Ap 12.7-10
b) A terra é o seu principal campo - Jó 1.7; 1Pe 5.8

6) A ESTRATÉGIA DA OBRA DE SATANÁS

a) Autor do pecado e incita o homem a pecar - Gn 3.1-6

b) Causa dor e sofrimento - At 10.38

c) Tem o poder da morte - Hb 2.14

d) Arma cilada para o homem - 1Tm 3.7

e) Coloca maus propósitos no coração -  Jo 13.2; At 5.3

f) Pode entrar em um homem e controlá-lo - Jo 13.27

g) Procura apagar a Palavra dos corações - Mc 4.15

h) Coloca falsos (joio) entre os servos de Deus - Mt 13.39

i) Tenta atormentar os servos de Deus - Lc 22.31; 2Co 12.7

j) Impede a realização de planos -  1Ts 2.18

k) Lança os servos de Deus em prisões - Ap 2.10

l) Acusa os servos diante de Cristo - Ap 2.10
7) DESTINO DE SATANÁS

a) Está sob sentença de condenação   Is 14.15

b) Está sob uma maldição -  Gn 3.14,15

c) Será expulso durante a tribulação -  Ap 12.7-9

d) Será amarrado no abismo - Ap 20.1-3

e) Ficará eternamente no lago de fogo - Ap 20.10
8) A VITÓRIA DO SERVO DE DEUS

a) Triunfo de Jesus é a garantia de nossa vitória- Mt 4.1-11; Rm 5.12

·         Cristo o derrotou e deu-nos vitória - 1Jo 3.8; Cl 2.15; Hb 2.14,15
·         Na exaltação do Senhor, o servo recebeu a imputação de sua vitória. Ef 1.19-23; 2.4-6 e 1Pe 3.22

b) Através da salvação, o cristão fica livre do poder do diabo At 26.18; Lc 10.17-20; 2Co 4.44; Ef 2.1-3 e Cl 1.13

c)Sendo santo, o servo mantém a liberdade:

·         Deve submeter-se a Deus e resistir ao diabo - Tg 4.7;1Pe 5.8
·         Não deve abrir brechas, pecando - Ef 4.27
·         Deve revestir-se com a armadura de Deus - Ef 6.10-18
·         Temos a advertências especiais contra a tática de satanás:

a) Não julgue o próximo - 2Co 2.1-11

b) Não ser hipócrita - At 5.1-11

c) Não ser desobediente ao Senhor -  Ef 4.17-32

d) Tenha um bom testemunho - 1Tm 3.7

e) Não ser orgulhoso - 1Tm 3.6

f) Evitar confusão - 2Tm 2.23-26
É extremamente importante que o servo tenha certeza plena de sua posição de vitória através do Senhor Jesus Cristo, no combate às forças das trevas.

É indispensável uma vida santa e irrepreensível, sem brechas para ser um vencedor no Senhor Jesus.

Que Jesus se revele maravilhosamente em nossas vidas cada dia mais e mais!

amém!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito bem vinda.
Só evitem:
-Xingamentos/ Ofensas
-Preconceito
-Spam
-Referências a pornografia