SER CRENTE!

Ser crente” certamente não é simplesmente ser filho de pais evangélicos. Mesmo que alguém receba, desde a meninice, uma educação cristã, isso, por si só, não faz dele um crente genuíno. Uma pessoa assim é, no máximo, um incrédulo com bons costumes.
Ser crente não é ser assíduo freqüentador de uma igreja evangélica. Ainda que o crente tenha por obrigação freqüentar uma igreja, nem todos os que estão sempre presentes nos cultos são verdadeiramente crentes. Na verdade, há muitas pessoas que vão à igreja apenas porque encontram ali um ambiente saudável com boas amizades; outras ainda freqüentam os cultos pensando que com isso vão conquistar a simpatia de Deus para livrá-las de algum problema, ou ouvir algo que as ajudem a passar por mais um dia de luta, ou talvez para que se sintam acompanhadas pois muitas vivem em profunda solidão, não de pessoas, mas da presença verdadeira de Deus em suas vidas. Pessoas assim, por mais amigáveis e simpáticas que sejam, não podem ser consideradas cristãs.
Ser crente não é ser batizado ou ter dons maravilhosos. Todos os crentes devem se submeter à ordenança do batismo, mas o fato de alguém ser batizado não significa que essa pessoa é realmente cristã. Aliás, há muitas pessoas que são batizadas e que nunca entenderam e aceitaram o verdadeiro evangelho.

Quem é, então, o crente verdadeiro?
Crente é a pessoa que, ouvindo ou lendo o evangelho concluiu que é um pecador perdido, separado de Deus e caminhando para a perdição eterna:
Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” (Ef 1.13).
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23).

Ele também descobriu no evangelho que Jesus é o Filho de Deus que veio ao mundo em forma humana para morrer no lugar do pecador:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16);
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” (Fp 2.5-8);
Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (1Tm 1.15);
E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo” (Hb 2.14);
Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu” (1Jo 4.10);

Sendo ainda certo que ao terceiro dia ele ressuscitou:

Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras” (1Co 15.3-4).

Finalmente, o crente é aquele que diante dessas verdades, creu em Cristo como seu único e suficiente salvador, recebendo-o em sua vida e, assim, obteve dele o perdão dos pecados, o livramento da culpa, uma nova vida e a salvação eterna:

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” (Jo 3.36);
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre” (Jo 7.38);
Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1);
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (Rm 6.4);
Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça” (Ef 1.7).

A definição acima é bem resumida. De fato, há muitas outras verdades que poderiam ser ditas acerca do crente. Algumas delas são as seguintes:
 1. O crente é alguém escolhido por Deus desde antes da fundação do mundo?
R: “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor.” (Ef 1.4).
2. O crente é alguém que não pertence mais a este mundo?
R: “Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.” (Jo 15.19);
Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou.” (Jo 17.14-16);
O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai, (Gl 1.4).
3. O crente é um filho adotivo de Deus?
R: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.” (Rm 8.15);
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.” (Gl 4.4-5);
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.” (Ef 1.5).
4. O crente é um herdeiro de Deus?
R: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” (Rm 8.16-17).
5. O crente é alguém em quem o Espírito Santo habita e age?
R: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.” (Rm 8.9-14).
6. O crente é alguém que recebeu uma nova natureza?
R: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2Co 5.17);
Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.” (Gl 6.15)
Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” (2Pe 1.4).
7. O crente é alguém guardado da total apostasia pelo poder de Deus?
E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.” (Jo 6.39);
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um.” (Jo 10.27-30);
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 8.38-39);
Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo” (1Pe 1.5);
Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.” (Jd 1, 24-25).
8. O crente é um proclamador das virtudes de Deus?
R: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pe 2.9).

Nos dias atuais, é comum, muitos se apresentarem como crentes ou evangélicos, inclusive aqueles que estão no auge da mídia. Alguns têm essa concepção como status, principalmente quando possuem um título eclesiástico.
Mas o que precisamos saber, é que há um grande abismo entre o crente religioso e o verdadeiro servo de Deus, aquele que renunciou o pecado, nasceu de novo e compartilha da cruz de Cristo.
Porque para ser crente e alcançar a vida eterna, não basta se membrar às instituições religiosas eclesiásticas, freqüentar as reuniões e contribuir financeiramente com dízimos e ofertas.
Nos dicionários da língua portuguesa, crente é: Crédulo, aquele que crê. Mas na Palavra de Deus, o crente é o servo fiel e prudente, compromissado com a Verdade expressa no Evangelho do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Muitos dizem:
Eu não sou crente, mas nunca cometi crime, não tenho vícios, não adultero, não minto, e creio que o Senhor não vai me mandar para o mesmo lugar onde irão os que levam uma vida dissoluta, porque certamente não me julgará pelo mesmo critério adotado para avaliar um crápula. Portanto, acho que quando eu morrer, o Senhor vai me dar um lugar bom para passar a eternidade”.
Isso é um equívoco, porque se fosse dessa forma seria muito fácil, o que também tornaria desnecessário o sacrifício e a morte do Senhor Jesus, e poderíamos considerar inútil, o derramamento do seu sangue para livrar o homem do pecado e da morte.
Mas a palavra de Deus na primeira carta de João afirma que se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós, mas o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado, o que o fez Advogado para interceder por nós junto ao Pai que está no Céu.
Porque o Reino do Céu, não é como as habitações edificadas pelas mãos do homem, onde há moradias com diversos padrões de classes sociais, e cada um se posiciona conforme o poderio econômico. Mas na vinda de Cristo para julgar os vivos e os mortos, só haverá dois lugares onde o nosso espírito passará a eternidade, ou seja, a Nova Jerusalém, toda edificada em ouro para os que herdarão a vida eterna, ou o fogo ardente para os que provarão a segunda morte.
A palavra de Deus em Tiago 1.22, exorta para que não sejamos apenas ouvintes esquecidos, mas cumpridor da palavra de Deus, porque é impossível servir a dois senhores, pois, logo há de agradar um e aborrecer o outro (Mateus.6.24).
E na glória do Senhor, não haverá um recinto mais ou menos morno, para acomodar aqueles que se julgam justos, mas não receberam a Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador. Porque a Palavra do Senhor é sim, sim, ou não, não, o que passar disso é de procedência maligna.
Alem disso, Jesus afirmou que não veio para os justos, mas veio buscar e salvar aquele que estava perdido, porque os sãos não precisam de médico, mas sim os doentes.

E assim, muitos irmãos trazem consigo a patente de crente, porem, sem compromisso com a verdade, e tem no coração a concepção que para herdar a vida eterna basta membrar-se a uma igreja institucionalizada, dar dízimo e oferta e ser compromissado com a doutrina da sua igreja, ainda a muitos que ocupam funções dentro da igreja cheios de soberba e vaidade, e esquecem que Jesus disse que aquele que quiser ser o primeiro deveria servir a todos, com amor não por posição ou vaidade. Mas Jesus afirmou que, aquele não nascer de novo não pode ver o Reino do Céu, e se não fosse assim, a obra da cruz seria em vão.
Mas para que tenhamos o nosso nome selado no Livro da Vida é preciso muito mais que religiosidade, porque o próprio Jesus afirmou com toda segurança que, para alcançar a eternidade, necessário é nascer de novo.
Considere essa narrativa descrita no capítulo 3 do Evangelho de João, onde um príncipe judeu chamado Nicodemos, foi ter com Jesus a noite, e reconheceu Jesus como Mestre, vindo de Deus para salvar o homem que estava morto no pecado, porem respondeu-lhe Jesus:
“Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” Perguntou Nicodemos: Mestre como pode um homem nascer sendo velho? Por ventura poderá entrar novamente no ventre de sua mãe e nascer?
Então lhe disse Jesus: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é Espírito. Não te maravilhes de ter me reconhecido Mestre, necessário vos é nascer de novo.

Observem a grandeza da sabedoria do Senhor Jesus Cristo, que não disse sobre a necessidade do novo nascimento para um ladrão, um devasso ou a uma prostituta, os quais sobrecarregados de pecado necessitavam de uma mudança radical e urgente, mas admoestou justamente a um homem de conduta ilibada, temente a Deus, religioso, zeloso da lei de Moisés, príncipe dos Judeus, o qual trazia consigo a certeza que Cristo verdadeiramente é o Filho de Deus.
Porem, para herdar a vida eterna, aquele homem com todos esses atributos, para efeito de salvação, encontrava-se nas mesmas condições dos demais pecadores, porque lhe faltava o essencial para alcançar a salvação. No seu coração não havia arrependimento, conversão, e fé para sepultar o velho homem pecaminoso, e produzir o novo nascimento pela aspersão do sangue do Senhor Jesus Cristo.
Jesus lhe falava das coisas espirituais; o nascer da água é o arrependimento, e o nascer do espírito a conversão, a fé para crer verdadeiramente no sacrifício de Cristo na cruz, para remissão dos pecados, crer na sua ressurreição para a salvação da vida eterna. Obediência aos mandamentos do Senhor para fazer somente a sua vontade e receber a Cristo como Senhor e Salvador da sua vida. Isto sim é ser um crente, verdadeiro filho de Deus.
Porque aquele que diz: Eu conheço a Jesus e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Aquele que diz que está nele também deve andar como Ele andou, guardando os seus mandamentos e fazendo a vontade do Pai.
A INCREDULIDADE DE TOMÉ
E chegada a tarde do primeiro dia da semana, em que Jesus havia ressuscitado, pôs-se no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco! E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Mas Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Tome responde: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
E, oito dias depois, estavam outra vez os seus discípulos e, com eles, Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco! Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega a tua mão e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. Disse-lhe ainda Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurado o que não vê e crê!
Assim como Tomé, hoje muitos só conhecem a Jesus morto e pregado na cruz, mas esse Jesus não atende a sua petição, pois não pode fazer nada por você porque está morto. Mas o nosso Redentor vive, Jesus Cristo a quem servimos, morreu pelos pecados de muitos, mas ressuscitou, foi elevado ao Céu, está sentado à destra do Pai e por nós intercede.
Em 2Coríntios 6.15, a palavra argumenta: Que harmonia há entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?
Não há harmonia ou semelhança alguma do crente com o incrédulo, porque a palavra faz essa distinção, e o mundo precisa ver a diferença entre o ímpio e o justo, o que serve a Deus e o que não serve.
Entretanto, muitos preferem viver para o mundo, desfrutar o deleite dos bens materiais, mas o mundo não tem nada para nos oferecer, porque a alegria do mundo é temporã, falsa e passageira, e o seu retorno é carregado de tristeza e frustração. Por isso, Jesus declarou que o seu Reino não é deste mundo, como também não é deste mundo o reino dos crentes que tem esperança na vinda Cristo para julgar os vivos e os mortos.

PARA TENTAR ILUSTRAR OS TIPOS DE CRENTES QUE EXISTEM POR AI, OBSERVE COM ATENÇÃO

CRENTE DENOREX- Parece mas não é...

CRENTE BRASTEMP- Não tem comparação... (COM CRISTO)
CRENTE RUBINHO BARRICHELO- Corre toda hora mas nunca vence...
CRENTE TOCHA- Tá toda hora queimando... "queima demônio, queima ele Jesus!"
CRENTE KIKO DO CHAVES- Esse não se mistura com a "Gentalha"
CRENTE CHAPOLIN- Você pode contar com ele, menos com sua astúcia...
CRENTE NOÉ- Nunca as coisas são pra ele. Ele diz: "NOÉ COMIGO IRMÃO"
CRENTE HOMEM-ARANHA- Sobe pelas paredes por qualquer coisa...
CRENTE 6Hrs- Sempre querendo que os outros orem por ele: "SEIS" ORA POR MIM TÁ BOM?"
CRENTE ZAGALO- Os irmãos vão ter que "me engolir"
CRENTE CHACRINHA- Só dá abacaxi pros irmãos.
CRENTE PÃO DE FÔRMA- Miolo mole, casca grossa, chato e quadrado...
CRENTE REXONA- A Bíblia sempre debaixo do braço...
CRENTE CABELEREIRO- Trabalha só para fazer a cabeça dos outros...
CRENTE RIVALDO- Se acha o bom e injustiçado!
CRENTE URSO- No inverno ele fica hibernando...
CRENTE ÔBA-ÔBA- "Tudo é festa".
CRENTE CARRINHO-DE-MÃO- Alguém tem que empurrá-lo até a igreja...
CRENTE FRÁGIL - CHEIO DOS "Não me toques!"
CRENTE GABRIELA- "Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou assim, vou ser sempre assim..."
CRENTE MACHADO- Qualquer idéia, ele já corta!
CRENTE BULE- de "PÔ CAFÉ" (POUCA FÉ).
CRENTE ESCOTEIRO- Só vai em acampamento....
CRENTE ROCAMBOLE- Esse vive enrolado...
CRENTE KODAK- Vive de Revelação em Revelação...
CRENTE ENXADA- Quando o pastor tá pregando, ele diz: "É PRÁ MIM!"
CRENTE PÁ- Quando o pastor tá pregando, ele diz: "É PÁ ELE!"
CRENTE COM DOM DO CANTO- Fica sempre lá no canto da igreja, sozinho...
CRENTE CELULAR- Só vive desligado ou fora de área...
CRENTE AVIÃO- Vive nas nuvens...
CRENTE FOGUETE- Vive no mundo da lua...

Em qual desses você se enquadra?

COMO SER CRENTE?
Ser crente, é arrepender-se dos pecados, converter-se ao Evangelho de Cristo, ter um coração limpo como o coração de uma criança, desprovida do desejo de vingança, não cobiça o alheio, é isenta da lasciva, idolatria, malícia, avareza, inveja, ciúmes, inimizade, ira, vícios, contendas, heresias, porque a palavra declara que os que cometem tais pecados não herdarão o Reino do Céu.
Mas compartilham dos frutos do Espírito, os quais são: Amor, caridade, paz, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança, esperança, porque os que são de Cristo crucificaram a carne e suas concupiscências (Gálatas 5.16-26).
Ser crente, é amar aos vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orar pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do Pai que está nos céus (Mateus 5.44). E se alguém te ferir a face ofereça-lhe também a outra (Mateus 5.39).
Ser crente, é amar cordialmente uns aos outros com amor fraternal, paciência na tribulação, perseverança na oração. Alegrar-se com os que se alegram e chorar com os que choram. Não ambicionar coisas altas, mas acomodar-se às humildes.
Ser crente, é a ninguém tornar mal por mal; viver honestamente, em paz com todos quando depender de vós. Não vingar a vós mesmos, e se irar, não peque. Se o teu inimigo tiver fome dar-lhe o que comer, se tiver sede dar-lhe o que beber, porque fazendo isto, receberás a unção e as virtudes do Espírito Santo de Deus (Romanos 12).
Ser crente, é renunciar toda obra da carne e crer verdadeiramente que Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para nos ofertar a vida eterna. Esperar com confiança pela sua vinda para arrebatar a sua igreja para uma cidade santa, onde não haverá mais morte, nem pranto, nem dor, e nem clamor, porque as primeiras coisas já se passaram.
Ser crente, é amar à Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a si mesmo, porque assim declarou Jesus. E ao contrário do que imaginam aqueles que não conhecem a Deus, seguir a Jesus não é nenhum martírio. Exige sim a renúncia das coisas mundanas, o que nos faz muito mais saudáveis tanto material como espiritualmente, antes é prazeroso e gratificante servir ao Deus vivo verdadeiramente em espírito e em verdade, porque os seus mandamentos não são pesados.
Portanto, se as pessoas refletirem verdadeiramente nas sábias palavras do Senhor, chegaram a conclusão do quanto é gratificante ser crente, certamente irá correndo para os braços de Jesus. Porque quando passamos a servir a Deus, recebemos a unção do Espírito Santo, e Ele proporciona a paz em nosso coração, mesmo em meio a guerras, harmonia na nossa casa, e alegria de viver para Cristo. Mas o maior dos galardões ainda está por vir, que é a a vida eterna.
Você já imaginou isso, viver com Jesus Cristo e os seus Santos anjos no átrio do Senhor, para contemplar a beleza da sua santidade numa harmonia que nunca terá fim?
Verdadeiramente é algo indescritível, pois, só quem provou os dons celestiais, experimentou o calor da presença do Espírito Santo no coração, e o gozo de ser um servo de Deus, é capaz de entender a alegria que pronunciamos, porque não há palavras para descrever essas virtudes, e a esperança de um dia encontrarmo-nos com o Salvador, o nosso Senhor Jesus Cristo, a quem nos amou primeiro e se entregou a si mesmo em sacrifício para apagar os nossos pecados e nos ofertar a vida eterna.

Que o amor de Deus e a paz do Senhor Jesus Cristo, alcance a vida de todos aqueles que o querem em suas vidas, deixem o mundo de lado, sirvam a Deus que é o dono de tudo, acalmem seus corações e o mais ele fará, todas as coisas estão diante dele e são para ele, por mais que não entendamos, que Deus seja louvado e o seu amado Filho Glorificado, amém!
 Shalom!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MALDITO "DEUS MOLOQUE"

SÍMBOLOS SATÂNICOS

MARDUK - O MALDITO DEUS PROTETOR DA BABILONIA